Pediatria e 08 de março

04/03/11 – No Dia Internacional da Mulher, o presidente homenageia aquelas que são 70% dos profissionais na pediatria, e lembra também as mães dos pacientes. Leia a mensagem, a seguir:

Às pediatras

Caras colegas,

08 de março foi consagrado como Dia Internacional da Mulher. A explicação mais conhecida define sua origem como a data em que operárias norte-americanas realizaram uma greve por melhores condições de trabalho. Na década de 1970, foi adotada pela ONU para lembrar as conquistas femininas e a permanente luta contra qualquer forma de discriminação.

Na pediatria, as mulheres já há algum tempo tornaram-se maioria. Com as colegas e com as mães de nossos pacientes, temos aprendido muito. Licença-maternidade de seis meses, acesso pleno à educação infantil, mais respeito ao trabalho por parte de governos e empresas, prioridade absoluta de investimento para a infância e a adolescência – estas são nossas principais bandeiras, femininas por sua força e justiça. Que a determinação das mulheres contribua para tornar cada vez mais amplas as conquistas das famílias e dos profissionais da saúde!

Um abraço fraterno a cada uma,

Eduardo da Silva Vaz