Pela sua liderança, o retorno da SBP à Alape é saudado pela comunidade pediátrica da América Latina

SBP_Alape1
Membros participantes do encontro / Fotos: Sérgio Cabral (arquivo pessoal)

O retorno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) à Associação Latino-americana de Pediatria (Alape), reassumindo a sua liderança nos projetos conjuntos entre as sociedades pediátricas das Américas e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), foi saudada por representantes da especialidade do continente. O relato é do dr. Sergio Cabral, que representou a SBP em reunião realizada em 18 de novembro, em Guadalajara, no México. “Nossa fala foi aplaudida pelos membros da Alape, demonstrando a importância dada à nossa participação”, destacou.

Em sua apresentação, dr. Sérgio Augusto Cabral destacou a relevância da participação brasileira neste fórum internacional. Para ele, a entidade, por seu tamanho e liderança, não deve estar alijada dos diversos espaços globais de discussão sobre assuntos relevantes para a saúde de crianças e adolescentes. “Somente a International Pediatrics Association (IPA) e a SBP foram convidados a discursar para a plenária”, frisou, ressaltando que essa deferência demonstra o reconhecimento dos outros países da liderança exercida pela Sociedade Brasileira.

O representante da SBP ressaltou ainda a mensagem enviada pela diretoria da SBP sobre sua decisão de liderar e participar ativamente dos trabalhos na Alape e no Fórum Permanente das Sociedades de Pediatria do Cone Sul (Fospecs). Tudo aconteceu durante a Assembleia-Geral Extraordinária da Alape, que tratou de temas como a prestação de contas de atividades realizadas pelo presidente nesse ano, dr. José Brea del Castillo;  informes sobre a situação financeira da entidade; o progresso da organização; e eventos da Associação para os próximos anos: Costa Rica, em 2017, e Paraguai, em 2018.

Na abertura da reunião, o dr. Errol Alden, presidente eleito da IPA, ressaltou em seu discurso a importância da pediatria latino-americana para o desenvolvimento dos programas globais de saúde, liderados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais players mundiais. Também participaram do encontro os membros da diretoria-executiva da Alape: drs. José Brea del Castillo, presidente;  Oswaldo Re velo Castro, vice-presidente; Julia Fernandez Monge, secretária-geral; e Francisco Moraga Mardones, tesoureiro; além de representantes de todos os países latino-americanos.