Associe-se

Planejamento ajudou no sucesso do 17º Gastroped, relata presidente do Congresso

Uma programação científica, construída com planejamento e após intenso debate, foi a peça-chave para o sucesso do 17º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica (Gastroped), ocorrido entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, região metropolitana do Recife (PE). A avaliação é da presidente do evento, dra. Kátia Brandt.

“Para a construção da programação científica a Comissão Científica identificou temas de grande interesse da atualidade na gastropediatria e solicitou que cada membro, de acordo com suas afinidades, fizesse uma pesquisa para propor subtemas. Depois, foi construída uma grade de atividades mesclando diferentes graus de complexidade e profundidade a fim de contemplar os possíveis grupos interessados”, explica.

Em entrevista ao SBP Notícias, dra Kátia Brandt apontou ainda as dificuldades enfrentadas para a realização de um evento desse porte. Também mostrou o impacto positivo que o Gastroped trouxe para os pediatras do Estado de Pernambuco e do feedback favorável dos palestrantes e congressistas. Confira a seguir a íntegra desse balanço:

SBP Notícias – Qual a avaliação que a senhora faz do 17º Gastroped?

Dra. Kátia Brandt – Avalio que o Congresso foi bem-sucedido em diversos pontos: programação científica; palestrantes; local e estrutura; organização; divulgação e programação social.

SBP Notícias – Na sua opinião, o que levou tantos pediatras e demais profissionais de saúde a se interessarem pelo evento?

Dra. Kátia Brandt – Acredito que um item chave tenha sido o interesse despertado pela programação científica que foi elaborada com o objetivo de realmente conquistar diversos grupos de participantes. A comissão organizadora e a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) também se envolveram e investiram bastante em diversos meios de divulgação.

SBP Notícias – Quantas reuniões foram realizadas pela Comissão Organizadora para estruturar o evento?

Dra. Kátia Brandt – As reuniões foram inicialmente mensais e começaram um ano antes do Congresso. Com a proximidade do evento se tornaram bimensais. Reuniões extras foram realizadas de acordo com as necessidades específicas que surgiam.

SBP Notícias – Quais as maiores dificuldades enfrentadas para estruturar o evento?

Dra. Kátia Brandt –  Posso apontar a definição dos palestrantes, gestão dos diversos grupos envolvidos nas tomadas de decisões, busca de patrocínios em período de crise financeira, demandas dos laboratórios patrocinadores, vigilância constante da contabilidade e dos aspectos organizacionais junto à secretaria do evento.

SBP Notícias – Como foi feita a escolha dos temas e dos palestrantes? O que a Comissão Científica levou em consideração?

Dra. Kátia Brandt – Para a construção da programação científica a Comissão Científica identificou temas de grande interesse da atualidade na gastropediatria e solicitou que cada membro, de acordo com suas afinidades, fizesse uma pesquisa para propor subtemas. Depois, foi construída uma grade de atividades mesclando diferentes graus de complexidade e profundidade a fim de contemplar os possíveis grupos interessados.

SBP Notícias – Qual a importância de se realizar Congressos fora do eixo Rio-São Paulo?

Dra. Kátia Brandt – Destaco a possibilidade de maior participação de congressistas residentes em regiões fora deste eixo e dar oportunidade para que outros grupos possam mostrar seu potencial sendo reconhecidos dentro do território nacional.

SBP Notícias – Quais as contribuições que o 17º Gastroped trouxe para Pernambuco?

Dra. Kátia Brandt – O Gastroped impactou no aperfeiçoamento de médicos e outros profissionais de saúde do estado, trouxe reconhecimento para os gastropediatras pernambucanos, fortaleceu a estabilidade financeira da Sociedade Pernambucana de Pediatria e contribuiu com a economia da região.

SBP Notícias – Sobre a premiação dos Melhores Trabalhos Científicos, quais foram os critérios de escolha?

Dra. Kátia Brandt – Os trabalhos que receberam nota máxima por dois avaliadores, foram reavaliados por uma comissão composta por dois membros internos e um externo, e designados para as diferentes categorias de prêmios.

SBP Notícias – Qual o feedback dos congressistas em relação ao 17º Gastroped?

Dra. Kátia Brandt – Temos recebido inúmeros elogios para a programação científica e organização, assim como para o evento social “Gastrofolia”. Vários colegas palestrantes classificaram o evento como excelente. Os palestrantes internacionais enviaram e-mails parabenizando-nos pela organização e qualidade da grade científica. Não tivemos conhecimento de nenhuma reclamação importante.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110