Presidente da SBP grava mensagem sobre a mudança no tempo de Residência em Pediatria de dois para três anos

Dra_Luciana Silva_residência_3_anos

A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, gravou vídeo editorial para a revista Residência Pediátrica no qual aborda a questão da mudança do tempo de residência de pediatria de dois para três anos. Na mensagem, a presidente afirma que o sucesso da proposta dependerá de uma série de fatores e que o tema está sendo motivo de uma avaliação rigorosa por parte dos dirigentes da entidade.

ASSISTA AQUI A MENSAGEM COMPLETA PRESIDENTE DA SBP

Segundo dra Luciana Rodrigues Silva, Ministérios da Saúde e Educação, os gestores estaduais e municipais, bem como dos diretores de hospitais privados, precisam se empenhar no apoio às mudanças, oferecendo condições adequadas para sua implementação. Entre os pontos que ela identifica como prioritários estão a ampliação do número de preceptores e melhoria das condições de trabalho nos hospitais e ambulatórios onde os residentes são formados.

“Precisamos ter programas consistentes, uniformizados, para esses três anos e que as vagas sejam ampliadas. Sabemos que é extremamente importante a formação aprofundada e cuidadosa do residente de pediatria, pois são eles que cuidarão das nossas crianças e adolescentes, que são o futuro do Brasil”, disse a presidente da SBP. Atualmente, dos 276 programas de residência em pediatria, 13 já contam com o novo modelo de formação.

A previsão é que até 2019 todos os serviços de residência em pediatria irão oferecer o novo currículo global. Na mensagem enviada aos leitores, a presidente também destaca a relevância dos projetos de apoio à formação dos residentes implementados no âmbito da Sociedade, além de ter um grupo permanente discutindo especificamente a questão da Residência em pediatria. Ela enfatiza ainda o Congresso de Ensino e Pesquisa e o Encontro dos Residentes que ocorrerão no Congresso Brasileiro de Pediatria, em Fortaleza, em outubro deste ano. Tanto que encerra o vídeo com convite a todos para que enviem sugestões de artigos para a revista Residência Pediátrica, publicação da SBP desenvolvida em três idiomas – português, espanhol e inglês.