Associe-se

Presidente da SBP participa de encontro com pediatras catarinenses

pediatras-catarinenses
Diretores e presidente da SCP, Edson Carvalho de Souza, receberam a presente da SBP, Luciana Rodrigues Silva, na sede da entidade, na capital catarinense / Fotos: Texto Final Comunicação

 

Para estreitar a relação junto a rede de filiadas e conhecer melhor os pediatras que atuam na ponta da assistência em saúde nos estados, a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, esteve em Florianópolis (SC), nos dias 24 e 25 de novembro. Na oportunidade, ela reuniu-se com a diretoria da Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) e pediatras do estado, num verdadeiro debate de ideias e intercâmbio de informações, em prol da assistência à saúde das crianças e adolescentes brasileiros. 

“Sabemos que a força criativa das sociedades estaduais é extremamente importante e alimenta a SBP também, porque uma depende da outra. Precisamos de um alinhamento construtivo entre os profissionais e as lideranças da especialidade. Isso se faz por meio da continua comunicação entre diretoria e pediatras, para conhecer suas peculiaridades e necessidades. Afinal, todos nós queremos que o profissional seja valorizado em todos os estados do País”, frisou a dra. Luciana. 

A presidente da SBP aproveitou a ocasião para alguns dos planos de ação da SBP para valorizar o pediatra. O primeiro passo foi o lançamento da campanha “Eu pediatra – cuidando do futuro do Brasil”, desenvolvida desde o início da atual gestão. De acordo com a presidente, a ação visa escutar mais os pediatras e ampliar as informações e o conhecimento, através dos departamentos científicos. Outra frente de atuação da SBP será a de melhorar e ampliar as atividades nos congressos e nos simpósios científicos, transferindo conhecimento e promovendo educação à distância. 

“Também pretendemos lutar para garantir que o pediatra esteja em todas as equipes médicas que assistem à criança. Estivemos em Brasília, com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para mostrar a importância de ter um pediatra no posto, no ambulatório e no hospital. Também precisamos aumentar o número de leitos para crianças e adolescentes nos hospitais brasileiros, assim como os leitos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), para essa faixa etária”, ressaltou. 

Ao encerrar sua visita à sede da SCP, a presidente da entidade nacional elogiou Florianópolis e o fato de Santa Catarina ter uma Sociedade atuante, onde todos desejam colaborar com o crescimento da Pediatria. “É muito gratificante para nós, porque é exatamente esta missão que temos na vida associativa: criar e compartilhar o conhecimento para melhorar a assistência dos nossos pacientes”, afirmou. 

COMEMORAÇÃO – No dia 25, a dra. Luciana Silva participou ainda da comemoração dos 50 anos da Residência em Pediatria do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), quando ministrou palestra sobre o tema “A importância de ser Pediatra”. 

pediatras-catarinenses1  Durante a aula, cada participante recebeu uma camiseta com o símbolo da campanha #Eupediatra – Cuidando do futuro do Brasil. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, dentre elas os membros da diretoria executiva da SCP, representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e vários ex-residentes do hospital.

A celebração contou ainda com a inauguração de um painel em homenagem aos ex-residentes. “O nome de todos aqueles que passaram pela Residência Médica do Hospital, desde seu início, em 1966, foi incluído em uma das seis placas produzidas em aço escovado”, informou a dra. Nilzete Liberato Bresolin, presidente do Departamento Científico de Nefrologia da SBP e coordenadora do Programa de Residência Médica em Terapia Intensiva Pediátrica do HIJG.

pediatras-catarinenses2REFERÊNCIA – Inaugurado em 1979, o Hospital Infantil Joana de Gusmão passou a atender a crescente demanda na área pediátrica. Desta forma, consolidou-se como centro assistencial de referência na região e no estado de Santa Catarina para o tratamento de enfermidades de média e alta complexidade, atendendo praticamente todas as especialidades pediátricas, clínicas e cirúrgicas.

O Hospital também se tornou referência como centro de formação de profissionais de saúde na graduação e pós-graduação, conveniado a várias instituições de ensino, públicas e privadas. Também foi o primeiro hospital do estado a desenvolver programas de Residência Médica em Pediatria e Cirurgia Pediátrica, sendo que nas últimas três décadas, diversos outros programas em área de atuação da Pediatria foram criados, formando diferentes especialistas pediátricos no estado.

Segundo a presidente da SBP, o HIJG é um hospital com grande importância para a especialidade, porque possibilita a formação em pediatria para médicos do Brasil inteiro, constituindo-se num verdadeiro centro de referência nacional e internacional. “Por conta disso, fiquei muito contente quando recebi o convite para estar presente na comemoração de uma ocasião tão especial”, destacou a dra. Luciana Silva.

 

*Com informações da assessoria de imprensa da Sociedade Catarinense de Pediatria


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 • Fax: 21 2547-3567 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110