Associe-se

Presidente eleito recebe pedidos dos pediatras para melhorar a assistência de crianças e adolescentes

Os pediatras brasileiros, envolvidos diretamente no atendimento de 65 milhões de crianças e adolescentes, alertam o deputado federal Jair Bolsonaro, presidente da República eleito, sobre a importância do cumprimento de uma extensa agenda de reinvindicações focada na melhora das condições de atendimento da população e na valorização dos especialistas na atenção à população de zero a 19 anos.

Os pedidos integram uma carta aberta, divulgada nesta semana, para o Presidente Eleito. Os pontos foram extraídos de um documento - Agenda em Defesa da Criança e do Adolescente - encaminhado a todos os candidatos a cargos eletivos no pleito desse ano. “Sem qualquer comprometimento partidário ou ideológico, a SBP se prontifica a colaborar, por meio de contribuições técnicas e científicas na implementação de estratégicas, para a superação dos desafios que se impõem ao País”, ressalta a mensagem.

LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA DOS PEDIATRAS BRASILEIROS A NAÇÃO

No entanto, os pediatras fazem um alerta aos políticos: “Espera-se que com o encerramento desse ciclo, os eleitos para a Presidência da República, Governos de Estado, Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas e Distrital, cientes de sua responsabilidade para com a Nação, cumpram seus compromissos legais de defesa da democracia e dos direitos humanos, promovendo a paz e a cidadania em toda plenitude”.

FAIXA PEDIÁTRICA - Para os pediatras, o futuro Governo deve assegurar à população, em especial na faixa pediátrica, o estímulo ao incremento do esporte e da cultura; à proteção ao meio ambiente; à promoção do saneamento e urbanização racional; à geração de emprego e renda; e à proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); entre outras.

“Também se espera do futuro governo uma atenção especial à mulher, por seu papel chave na educação e na manutenção das famílias, beneficiando-a com a oferta de vagas para seus filhos em escolas e creches, em período integral”, traz o documento, que ainda lembra a importância da ampliação do período de licença-maternidade para estimular o aleitamento materno.

A SBP defende ainda a valorização da Medicina pelos gestores pelo reconhecimento da missão do médico; garantia de condições de trabalho e criação da carreira de estado para a área. “No caso específico da Pediatria, a única especialidade médica que oferece capacitação para atender crianças e adolescentes em toda sua complexidade, é preciso que seja assegurado aos profissionais da área a devida valorização por meio de remuneração digna, compatível com sua responsabilidade e sólidos conhecimentos técnicos, científicos e éticos”, entre outros pontos, afirma a nota. 


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110