Associe-se

Presidentes de filiadas trocam experiências e discutem projetos para o desenvolvimento de suas ações nos estados

Os 27 presidentes das filiadas à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências durante o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, que começou nessa terça-feira (10) e segue até este sábado (14) em Fortaleza (CE). Juntamente com a diretoria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os líderes estaduais falaram sobre como têm desenvolvido seus planos de gestão, as dificuldades enfrentadas e quais as alternativas para a solução dos problemas. A troca de experiências entre as federadas da SBP, de forma mais intensa, já vem acontecendo entre a Sociedade Goiana de Pediatria (SGO) e a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS).  

Os participantes compartilharam suas opiniões a respeito do manifesto da SBP que solicita às autoridades um maior cuidado com população infantojuvenil. O grupo concordou com os termos do documento que aponta a existência de problemas graves, como casos de estupro, gravidez na adolescência e uso de drogas, que são vivenciados pelas crianças e adolescentes. No entendimento dos participantes do encontro, é preciso lutar pelos valores da criança na educação, saúde, questões sociais.  

CRIAÇÃO DE SITES – Uma das medidas acordadas no encontro é que as filiadas que ainda não possuem um site poderão solicitar a criação de um, com o apoio da SBP, a fim de divulgar as ações realizadas. Para isso, os presidentes de filiadas deverão enviar sua requisição a partir do dia 1º de novembro para o e-mail administracao@sbp.com.br.  

A partir daí será enviado um checklist com os conteúdos gerais que farão parte das páginas, como a produção de conteúdo para publicação, a designação de um funcionário ou assessoria de imprensa local para receber o treinamento da ferramenta, a criação dos textos institucionais, e a criação de banco de imagens. Já está em andamento a criação dos sites das filiadas de Goiânia, Ceará, Tocantins e Sergipe.  

AMPLIAÇÃO – A pauta da reunião também abordou a realização de 15 edições do Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP) realizadas neste ano em diversas cidades brasileiras. A coordenadora do CANP e do Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica da SBP, dra. Virgínia Weffort, ressaltou aos respectivos presidentes de filiadas da importância de estimular os seus associados a participarem do curso em seus estados. Ela disse ainda que no início de 2018 haverá a divulgação da agenda de cursos do próximo ano.  

Já a coordenadora do Programa de Reanimação Neonatal da SBP, dra. Maria Fernando Branco, apresentou os números atualizados até setembro deste ano. Ela apresentou ainda a distribuição dos treinamentos ocorridos por estado, sobre o material distribuído pela Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP) às filiadas para a realização do PRN e como os presidentes de filiadas podem adquirir esse material. Falou também sobre o Manual do Instrutor do PRN-SBP e da previsão dos lançamentos em 2018 da 7ª edição em português no Manual de Reanimação Neonatal da American Hearth Association (AHA) e das Diretrizes em Reanimação Neonatal em 2018.  

A coordenadora do PRN-SBP convocou a todos para divulgar o 7º Simpósio de Reanimação Neonatal, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de abril de 2018, no Hotel Bourbon, em Foz do Iguaçu (PR), que será primordial para o crescimento do curso. “Esse programa tem contribuído muito para a diminuição da mortalidade neonatal”, enfatizou a dra. Luciana Silva.  

JORNADA - Na reunião, Dra Isabel Rey Madeira, presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), falou ainda sobre a Jornada Prática de Emergência e Terapia Intensiva a fim de mostrar a dificuldade do médico pediatra que atende na emergência em avaliar a criança grave e ter a segurança para alguns procedimentos. Ela sugeriu aos participantes que se interessarem sobre o curso que procurem a filiada para levar o treinamento aos seus estados.  

“É extremamente importante a troca de experiências entre as filiadas, pois isso permitirá uma integração entre os estados e a unificação da pediatria brasileira”, ressaltou a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva.  

PUBLICAÇÃO – Outro tema tratado na reunião foi a ampliação do número de acessos da revista Residência Pediátrica (RP). O tema foi introduzido pela editora-adjunta dra. Marilene Crispino. Ela apresentou os números crescentes da publicação, que tem atingido a marca de 41 mil acessos mês. “Se continuarmos nessa crescente curva, ao final de 2018 poderemos alcançar 1 milhão de acessos. Além disso, pretendemos ampliar o número de downloads dos artigos publicados bem como indexar ainda mais a revista Residência Pediátrica no cenário internacional”, enfatizou.  

Dra. Marilene solicitou aos presidentes de filiadas apoio para que estimulem os residentes locais a submeterem artigos científicos à avaliação do corpo editorial da RP. Com isso, espera-se uma maior participação dos novos médicos, especialmente os que residem nas regiões Norte e Nordeste. “Dos 252 artigos publicados, 81 são de residentes, sendo que os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais são os que mais nos enviam artigos. É importante para nós que outros estados também tenham uma participação mais efetiva”, observou.  

A presidente da SBP, dra. Luciana Silva, reforçou o pedido solicitando aos presidentes de filiadas para que entrem em contato com os residentes. Por sua vez, o 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Liberal, ressaltou que a revista Residência Pediátrica é de extrema importância par a SBP. “O trabalho conjunto do corpo editorial e da bibliotecária é fundamental para colocar a revista em destaque”, frisou. 


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110