Associe-se

Programa de Reanimação Pediátrica da SBP dá sequência às ações de treinamento nos polos estaduais

O Programa de Reanimação Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) continua ampliando as ações dos polos de treinamento no intuito de capacitar cada vez mais pediatras em técnicas para o atendimento de crianças vítimas de trauma ou de situações agudas. Entre os dias 25 e 26 de outubro, a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) realizou a qualificação de sete profissionais de saúde no curso Pediatric Advanced Life Support (PALS), nas instalações da entidade, em Manaus (AM). As aulas foram ministradas pelo dr. Alexandre Miralha, instrutor do Programa e membro do Departamento de Neonatologia da SBP.

De acordo com o especialista, o conteúdo apresentado tem como base as diretrizes da American Heart Association (AHA) e preparara os participantes para o reconhecimento precoce e assistência adequada de crianças e adolescentes com iminente risco de morte ou parada cardiorrespiratória. Entre os tópicos abordados estão a ciência da ressuscitação pediátrica; cuidados pós-ressuscitação; distúrbios de ritmo; choque hipovolêmico; além da simulação de casos.

“Estamos empenhados em desenvolver aqui na filiada, ao menos uma vez por mês, novas edições do curso. Já temos ações agendadas para a primeira semana (dias 8 e 9) e última (24 e 25) de novembro. A demanda tem crescido bastante, tanto que começamos a realizar treinamentos também em dias úteis e não apenas no sábado ou domingo”, afirmou ele.

NATAL – Nos dias 20 e 21 de outubro, foi a vez da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) promover a capacitação de médicos e enfermeiros no Sindicato dos Médicos do Estado, em Natal (RN). Sob a coordenação da presidente da entidade, dra. Katia Correia Lima, as instrutoras Frankyleide Santana Gomes e Ana Luiza Braga de Macêdo Lombardi conduziram as 17 horas de aula.

“A partir desse treinamento, os profissionais que atendem emergências têm uma mudança de postura em relação ao quadro, com uma capacidade de resolução muito maior. Dessa forma, é possível melhorar também o encaminhamento dessa criança e evitar falência ou parada respiratória”, explica a dra. Katia Lima.

BELÉM – Além disso, o polo da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) treinou dez de seus associados em 20 e 21 de outubro. A qualificação aconteceu na sede da entidade, em Belém (PA), ministrada pelos instrutores estaduais drs. Dine Victória Farias e Emmerson Farias.

“O curso de suporte avançado tem como principal metodologia a simulação. O manejo de manequins com alta fidelidade proporciona a aquisição de habilidades práticas, além de propiciar uma vivência realística sobre tomada de decisões médicas complexas. O Programa tem investido constantemente para levar essa experiência a mais pediatras e para que o plano de trabalho anual seja cumprido”, afirmam os pediatras.

DISTRITO FEDERAL – O último curso do PALS em Brasília (DF) foi promovido pela Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) também em 20 e 21 de outubro, no auditório da entidade. A turma foi composta por dez alunos, entre eles oito anestesistas e dois pediatras. “Um fim de semana, em que todos alcançaram a aprovação”, relataram os drs. Andersen Othon Rocha Fernandes e Luiz Antônio de Almeida e Silva, responsáveis pela ação.

Desde 1998, o PALS integra o quadro de ações da SBP, que visa fortalecer a educação dos pediatras brasileiros e ampliar a qualidade dos serviços ofertados à população pediátrica. Ao longo desses 20 anos, o programa instalou 19 polos de treinamento espalhados pelo País, proporcionando capacitação em ressuscitação de crianças e adolescentes, tendo treinado mais de 11 mil pediatras. Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo PALS/SBP, acesse o site: http://www.sbp.com.br/especiais/pals/


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110