Reciclagem profissional e campanhas em Alagoas

posse_AL2015

Investir na educação continuada, com as jornadas estaduais, os Serões, os cursos de Reanimação Neonatal, o PALs e programas voltados para a emergência pediátrica – “hoje uma carência importante no estado” – é o que planeja João Lourival de Souza Junior (foto acima), eleito presidente da Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP). A solenidade de posse ocorreu em novembro, durante a Jornada Alagoana de Infectologia e Gastroenterologia Pediátrica, realizada em Maceió e que contou com conferência da professora Cristina Targa Ferreira, presidente do Departamento de Gastroenterologia da SBP, sobre “Alergia Alimentar/ Tolerância Imunológica”.

Outra prioridade da nova diretoria será a promoção do aleitamento materno. “A amamentação por si já define o prognóstico de muitas crianças e não podemos deixar de lado essa importante bandeira”, afirma o dr. João Lourival. “Daremos continuidade ao que vem sendo feito nos postos de saúde e maternidades, junto a equipes multidisciplinares, e também à população, em shoppings e outros locais públicos”, diz.

Em 2016, dr. João salienta que a SAP entrará com empenho na campanha “Receite um Livro” lançada este ano pela SBP: “Achei a ideia brilhante.  Com esse tipo de trabalho, apresentamos uma visão que vai além de tratar e até de prevenir as doenças, estamos pensando na criança enquanto formadora de opinião, o que é muito importante”, pondera, enfatizando que a filiada estará “de braços dados” com a Brasileira, para a expansão do movimento.

Também se colocando à disposição das ações conjuntas, ao se despedir da presidência, dra. Genilda Barbosa de Almeida Sampaio fez um balanço de sua gestão e agradeceu os colegas pelo apoio recebido. Dentre outras informações, lembrou que o livro “Currículo Pediátrico Global”, do Global Pediatric Consortium (GPEC) está na biblioteca da SAP. Aos novos diretores entregou documentos e, simbolicamente, a chave da SAP, frisando que continuará somando esforços em benefício da saúde das crianças e de uma entidade cada vez mais sólida e coesa.