Associe-se

Reconhecimento: Pediatras recebem homenagens pela sua atuação em diferentes estados


Nas últimas semanas, diferentes homenagens tiveram como foco a atuação destacada de pediatras. As iniciativas partiram de entidades que, com suas ações, decidiram reconhecer a excelência e o comprometimento desses profissionais com o bom exercício da medicina. Compromisso com os pacientes, competência técnica e comportamento ético foram alguns dos fatores que levaram à entrega de honrarias no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, dentre outros.

“Quando um colega pediatra é reconhecido pelo seu trabalho, vibramos com ele. Temos muito orgulho de fazer parte desse seleto grupo de homens e mulheres que, apesar de todas as dificuldades, ainda se mantém firmes na sua missão de cuidar das crianças e dos adolescentes brasileiros”, disse a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra Luciana Rodrigues Silva, que tem acompanhado as homenagens oferecidas.

RIO GRANDE DO SUL - Com o objetivo de valorizar os associados que, ao longo de décadas, desenvolvem um proeminente trabalho em prol da saúde de crianças e adolescentes, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) realizou a sétima edição do evento “Pediatras de Destaque”. Durante a celebração, ocorrida na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), no dia 10 de novembro (sexta), foram entregues placas em homenagem a 31 pediatras.

Segundo a dra. Cristina Helena Targa, presidente da SPRS, o reconhecimento oferecido pela entidade é uma forma de agradecer todo o empenho dos especialistas em garantir o bem-estar de seus pacientes e parabenizar a excelência profissional dessas trajetórias de sucesso. “São pediatras que alcançaram importantes posições durante a carreira, todos com pelo menos 30 anos de atuação e contribuição para a especialidade no nosso estado”, salientou.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento, dentre elas, diversos amigos e familiares dos homenageados. Também estiveram presentes os membros da diretoria da SPRS. Na ocasião, o dr. Marco Antônio Funchal, ex-vice-presidente da filiada e um dos homenageados da noite, fez um emocionante discurso destacando a importância da Pediatria para a sociedade como um todo. O dr. Erico José Faustini, responsável pela coordenação do evento e membro do Conselho Fiscal da SPRS, ressaltou a relevância dessa ação como “um incentivo da filiada ao bom trabalho desenvolvido pelos pediatras brasileiros”.

MINAS GERAIS – No fim de outubro, a dra. Maria Albertina Santiago Rego, secretária do Departamento Científico (DC) de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), recebeu a Comenda Honra à Ética do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG). Anualmente, o prêmio é entregue em reconhecimento ao desempenho ético no exercício da Medicina para 10 especialistas de destaque. A solenidade de entrega da homenagem aconteceu na sede do Conselho em Belo Horizonte (MG).

Educação e saúde são temas que despertaram desde criança o interesse de dra. Maria Albertina, que se tornou professora na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e gestora de serviços de saúde em Perinatologia, além de trabalhar diretamente com epidemiologia clínica perinatal. Nessa trajetória, realizou pesquisas sob a coordenação da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e com pesquisadores brasileiros da Universidade Federal e Católica, ambas em Pelotas (RS).

“A Comenda de Honra à Ética, entregue por uma instituição de tamanha envergadura, tem um significado profundo na minha vida profissional e pessoal. A trajetória profissional reconhecida pelos pares agrega valor às nossas vidas. Acirra, incita, desperta o nosso ânimo e esperança e nos faz enxergar de maneira mais integrada as atividades profissionais das nossas práticas diárias”, ressaltou.

RIO DE JANEIRO – Por sua vez, dr. José Dias Rêgo, membro titular da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), foi escolhido como “Médico do Ano de 2017” pela Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ). “Ser homenageado pelas nossas sociedades médicas é sempre algo muito gratificante. Não digo que seja sorte, mas, sim, um reconhecimento que vem de muita dedicação e estudo. Essa condecoração não é somente para mim, mas para todos os profissionais e equipes das quais participei e participo até hoje”, comemorou.  

Conhecido por sua intensa atuação na pediatria, o especialista possui importantes trabalhos e livros publicados sobre aleitamento materno e reanimação neonatal. Durante sua vida profissional, o médico publicou três livros sobre aleitamento materno e reanimação neonatal, contribuindo, ainda com capítulos em mais de 20 importantes obras sobre temas da Pediatria. No campo da pesquisa, trabalhou sobre assuntos diversos, como a importância do aleitamento materno desde os primeiros minutos de vida do bebê, ainda na sala de parto; a participação da mãe na UTI Neonatal; a terapia de reidratação oral; a humanização da equipe médica no atendimento ao recém-nascido (Método Canguru); e a prevenção de acidentes e suicídios; entre outros.

A solenidade de entrega da homenagem aconteceu na segunda-feira (16), no Auditório Geral Nobre do Hospital Universitário Gafreé e Guinle, na Tijuca, zona Norte do Rio, e contou também com a participação do secretário-geral e do 1º secretário da SBP, drs. Sidnei Ferreira e Claudio Hoineff, respectivamente, representando a instituição.

CONTEÚDOS RELACIONADOS NO PORTAL:

Secretária do DC de Neonatologia da SBP recebe honraia do CRM-MG

Dr. José Dias Rego, membro da Academia Brasileira de Pediatria, é escolhido como Médico do Ano 2017 no Rio de Janeiro


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110