Associe-se

Revista Residência Pediátrica passa a ser indexada na plataforma Capes e cria perfil no LinkedIn

A revista Residência Pediátrica (RP), principal publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), começa o ano de 2018 com duas grandes novidades: a primeira delas é que a revista passou a ser indexada na base de dados do portal de periódicos da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação do Ministério da Educação (MEC). Outra inovação é criação de um perfil no LinkedIn, maior rede profissional do mundo.

Para o editor científico da publicação, dr. Clemax Sant’Anna, a indexação na Capes significa reconhecimento de mérito, aval à qualidade de seus artigos e consequentemente para seus autores, aumentando assim a visibilidade e acessibilidade, ambas facilitadas com a indexação. “Como o Capes agrega um vasto número de bibliotecas em todo o mundo, isto propiciará um aumento da capilaridade da revista Residência Pediátrica nos meios acadêmicos nacionais e internacionais, o que, em última análise, resultará em mais buscas, visualizações e downloads”, observa.

Atualmente, a revista RP também está indexada nas plataformas Latindex, Google Scholar, Index Copernicus International, Sumários.org, Diadorim e CNKI Scholar. Além disso, desde 2017 é filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), o que inclui a publicação no sistema Crossirec, que usa o DOID, identificador digital que permite links entre os artigos e matérias de revistas conceituadas. No ano passado, também passou a integrar a plataforma Orcid, que dá um identificador único e permanente ao autor e está associada também ao Currículo Lattes.

Para a presidente da SBP, dra. Luciana Silva, o crescimento contínuo da revista Residência Pediátrica permite que a instituição cumpra o seu papel de aprimoramento científico junto aos profissionais que cuidam da saúde de crianças e adolescentes, contribuindo para o fortalecimento da pediatria brasileira.

LINKEDIN – Outra novidade preparada pela revista científica da SBP é criação de um perfil na rede social LinkedIn, rede profissional que reúne mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. “Criamos o perfil com o objetivo de ampliar a visibilidade dos profissionais que colaboram na revista, permitindo, assim, capilarizar o conteúdo científico da Residência Pediátrica, resultando em maior número de acessos”, explica a editora adjunta da RP, dra. Marilene Crispino.

Segundo ela, o objetivo é divulgar a revista, compartilhando com os seguidores o conteúdo científico e buscando cada vez mais opiniões e sugestões. “A princípio, pretendemos fazer duas postagens semanais, o que poderá variar de acordo com o feedback dos seguidores”, destaca.

Dra. Marilene diz que as postagens científicas na rede social remetem à página da revista, onde é possível estabelecer contato direto com os leitores, autores, colaboradores e seguidores. “Nossa meta é criar um perfil também em idioma estrangeiro, atendendo a internacionalização da Residência Pediátrica”.

NOVAS REDES – Dra. Marilene comenta ainda que a próxima meta da Revista Residência Pediátrica é a criação de um perfil no Research Gate, rede social voltada a profissionais da área de ciência e pesquisadores, e também no Academia.edu, site eletrônico para acadêmicos em formato de rede social, cuja plataforma pode ser usada para compartilhar artigos, monitorar seu impacto de acessos, além de acompanhar pesquisas em campos particulares do conhecimento. “Já estamos na plataforma PUBLONS e modificamos nosso perfil no Facebook para fanpage, ampliando ainda mais o contato com nosso público”, complementa.

Conteúdos relacionados no portal:

Internacionalização da revista Residência Pediátrica é meta para 2017

SBP comemora crescente interesse pela revista Residência Pediátrica


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110