Associe-se

SBP e SPRS avançam nos preparativos para o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontecerá em Porto Alegre


Os preparativos para o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria avançam, com a participação de representantes das atuais diretorias da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). O objetivo comum é proporcionar à especialidade um encontro tão rico quanto o último, realizado em Fortaleza (CE), no que se refere à qualidade da programação científica, aos espaços para troca de experiências e à interação com a comunidade, entre outros pontos.

Para permitir essa superação, discussões têm ocorrido com regularidade. Recentemente, o 2º vice-presidente e a diretora de Cursos e Eventos da SBP, drs. Edson Ferreira Liberal e Lilian Sadeck, respectivamente, se encontraram com a presidente da SPRS, dra. Cristina Targa Ferreira, para tratar sobre a realização do CBP, que ocorrerá em outubro de 2019, em Porto Alegre, capital gaúcha. No encontro, também esteve presente dra Themis Reverbel da Silveira, presidente do 39º Congresso e membro do Grupo de Trabalho (GT) de Transplantes em Pediatria da SBP.

PROGRAMAÇÃO - Dr Edson salientou, na oportunidade, a importância do futuro encontro. “Agora viremos para o Sul, o que mostra a diversidade de nosso País. Toda temática de mais importante para o médico estará presente. Serão realizadas atividades em seis salas com programação ao longo de três dias, além do Pré-Congresso”, disse.

Dra. Themis disse que a programação científica do 39º CBP integrará, de Norte a Sul, os pediatras de ambulatório, intensivistas, o clínico dos cuidados primários, neonatologistas, infectologistas, bem como das demais áreas de atuação da pediatria. “Será um congresso de pediatra para pediatra, com um programa bem diversificado e pluralizado. Estamos recebendo várias sugestões de temas a serem abordados para que possamos definir, num futuro próximo, a grade científica”, destacou.

Durante o período em que o grupo esteve em Porto Alegre, foram realizadas algumas atividades-chave para que o 39º Congresso se torne realidade. Dentre elas, iniciaram a análise dos locais que têm potencial para sediar o evento, o que inclui avaliar instalações disponíveis e questões relacionadas à infraestrutura, transporte, facilidades de comunicação e de hospedagem que atenderão congressistas e palestrantes.

ESTRATÉGIA - Para dra. Cristina Targa, o trabalho está só começando: “Temos o desafio de organizar um excelente evento para marcar a atuação dos gaúchos frente à pediatria do País. Há muito trabalho pela frente para realizar um congresso de qualidade”, declarou a presidente da SPRS.

Preocupada em garantir um número maciço de pediatras gaúchos no 39º CBP, a filiada do Rio Grande do Sul já colocou em ação uma estratégia para estimular que os especialistas que atuam no interior confirmem presença no evento nacional. Para tanto, optou por investir em ações em diversas cidades do estado para fortalecer as relações com os pediatras do interior, estimulando-os a participar do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria.

Dra. Lilian Sadeck destacou a importância do evento para formação dos especialistas. “O Congresso é voltado para o pediatra que atua em hospitais, consultórios e ambulatórios. Então, estarão presentes debates que abordem patologias que são mais prevalentes pensando na pediatria desde o recém-nascido até o adolescente. Além disso, estão previstos eventos paralelos com o tema de amamentação e transplantes”, afirmou.

Segundo dra. Lilian, outros debates relacionados a segurança, desenvolvimento neurológico e comportamental também estarão presentes na grade científica. “A intenção é promover uma série de atividades com conferências, mesas redondas e colóquios, além da discussão de casos clínicos com especialistas”, enfatizou. (Com informações da assessoria de imprensa da SPRS)


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110