Associe-se

SBP informa o falecimento do dr Pedro Solberg, no Rio de Janeiro


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) comunica o falecimento do médico Pedro Solberg, que foi presidente da entidade no biênio 1972-1973. Aos 84, ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), para o tratamento de um câncer, mas não resistiu ao avanço da doença. Trata-se de um profissional admirado e querido por várias gerações de pediatras tanto pelo seu conhecimento quanto pela sua postura ética. Era casado com Mônica Solberg e deixa quatro filhos.

A diretoria da SBP encaminhou telegrama aos familiares expressando a solidariedade dos pediatras brasileiros nesse momento de pesar. “Dr Pedro Solberg é uma das grandes referências para a especialidade. Graças ao seu empenho a Pediatria, em especial no campo da endocrinologia, teve grandes avanços, com benefícios para os profissionais e para os pacientes e familiares. É exemplo de médico e de homem, que deve ser seguido pelas novas gerações”, disse dr Claudio Hoineff, 1º secretário da SBP e também endocrinologista pediátrico.

Na sua gestão na Presidência da SBP, dr Pedro Solberg se notabilizou pela ampliação da oferta de serviços aos sócios, incluindo estímulos a sua qualificação. Inspirado por experiências conduzidas nos Estados Unidos, ele adaptou à realidade brasileira algumas ferramentas e procedimentos.

Dentre eles, destacam-se exames de vista para crianças, réguas para medi-las deitadas e a criação de carteiras de vacinação e para acompanhar o desenvolvimento dos pacientes, colhendo informações sobre seu crescimento (peso, altura, etc.) desde o nascimento até a adolescência. Na época, essas iniciativas receberam o apoio da SBP, que patrocinou sua produção e distribuição entre todos os sócios.

TRAJETÓRIA - Dr Pedro Ribeiro Collet Solberg nasceu em 1934, em São Paulo (SP), mas aos dez anos se mudou para o Rio de Janeiro (RJ). Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, em 1953. Já no segundo ano da graduação, começou a trabalhar na Maternidade Escola, atuando em áreas básicas da Ginecologia e Obstetrícia, como Histologia e Citologia Vaginal.

No terceiro ano do curso, passou a atuar na Clínica Médica de Mulheres, na Santa Casa. No quarto, foi para o Serviço de Cirurgia do Hospital de Ipanema e sua formação profissional já o direcionava para a Obstetrícia. No quinto ano, foi aprovado como acadêmico de Pediatria da Prefeitura do Rio de Janeiro e foi trabalhar na Maternidade de Cascadura.

Logo depois, tornou-se acadêmico de Pediatria no Hospital Jesus, sob a direção do dr Athayde Fonseca. No sexto ano, tornou-se acadêmico de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado, dirigido pelo dr Luís Torres Barbosa. A relação profissional com esses dois grandes médicos foi fundamental em sua opção pela Pediatria.

RESIDÊNCIA - Formou-se em 1959 e fez o exame Educational Council for Foreign Medical Graduates para estudar no exterior. Aprovado, iniciou Residência Médica em Pediatria no Bobs Roberts Memorial Hospital, da Universidade de Chicago, dirigida pelo Professor F. H. Wright. Com o fim da Residência, em 1962, dr Solberg interessou-se por Endocrinologia Infantil. Foi aceito como fellow no serviço, dirigido pelo Prof. Melvin Grumbach, do National Institutes of Health (N.I.H.), na Universidade de Columbia, em Nova York. Voltou ao Brasil no fim de 1964.

Em 1965, trabalhava como endocrinologista infantil no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira, da Universidade do Brasil, na Ilha do Fundão (RJ), e na Faculdade de Medicina, no campus da Praia Vermelha. Era bolsista da Comissão Nacional de Energia Nuclear, no Laboratório de Radioisótopos do Instituto de Biofísica da Universidade do Brasil, dirigido pelo professor Luiz Carlos Lobo.

Trabalhou na Biofísica por três anos, até perceber que sua verdadeira vocação estava na Clínica e no Magistério. No Fundão, começou como auxiliar de ensino, depois assistente, até passar no concurso para livre-docente. Lecionava, sobretudo, Endocrinologia Infantil, tornando-se o primeiro especialista desta área no Brasil. Em 1980, aposentou-se da universidade e passou a exercer atividade clínica de Endocrinologia Pediátrica em seu consultório particular na Lagoa, no Rio de Janeiro.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110