Associe-se

SBP lança versão digital de livro para pais de pais de bebês prematuros

nascer-prematuro-elsevier

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lança nesta semana a versão digital do livro “Nascer prematuro – Manual de orientação aos pais, familiares e cuidadores de prematuros na alta hospitalar”, assinado pela diretora de Cursos e Eventos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Lilian Sadeck. O lançamento coincide com o Dia Internacional da Prematuridade, comemorado em 17 de novembro.

Com isso, um link de acesso ao texto ficará disponível no site da entidade para o interessados. A versão impressa já havia sido apresentada ao público em setembro, com o apoio da editora Elsevier e da Biofarmacêutica Abbvie, durante o 23º Congresso Brasileiro de Perinatologia, em Gramado (RS). Dra. Lilian Sadeck é coautora da publicação, juntamente com Gislayne Nieto, Ligia Maria Rugolo, Rita de Cássia Silveira e Rosângela Garbers.

De acordo com as autoras, o manual impresso também contará com distribuição gratuita. Cerca de 7 mil volumes devem ser repassados pela SBP e seus parceiros aos consultórios pediátricos, como forma de estimular o aperfeiçoamento dos profissionais e o debate relativo ao tema junto às famílias dos pacientes.

Gestado dentro de um projeto maior sobre recém-nascidos prematuros, as autoras – que atuam em UTI Neonatal e fazem o acompanhamento ambulatorial após a alta hospitalar – decidiram elaborar o Manual com base em suas experiências com a insegurança e o desconhecimento dos pais em relação às particularidades do crescimento e do desenvolvimento dos bebês prematuros.

“O objetivo é orientar as famílias sobre os problemas mais frequentes que esses bebês possam vir a apresentar após receber alta. Acreditamos que esse conhecimento pode auxiliar nos cuidados e minimizar as preocupações no momento de levar o filho para casa”, explica a diretora de Cursos e Eventos da SBP.

O manual, de acordo com dra Lilian Sadeck, reúne as principais dúvidas já vivenciadas pelas profissionais no atendimento à família de prematuros, como a previsão de alta, cuidados em casa e as repercussões dos problemas que a criança apresentou durante a internação, como problemas pulmonares, cardíacos e alimentação.

Outro diferencial do livro é trazer depoimentos de mães, apresentando suas dúvidas e problemas, aproximando ainda mais da realidade das famílias. Dra Rita de Cássia Silveira, uma das autoras, destaca a importância do cuidado familiar no estabelecimento do prematuro.

“Tivemos como objetivo oferecer uma orientação adicional ao que eles recebem nas UTIs Neonatais. Acreditamos que o cuidado do prematuro é uma extensão do atendimento perinatal e de nada adianta investir em equipamentos se não olharmos para as famílias e o cuidado individualizado para estimular o desenvolvimento do bebê”, comentou.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 • Fax: 21 2547-3567 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110