Associe-se

SBP reforça ação junto ao Congresso Nacional e recebe manifestações de apoio de parlamentares

sbp-parlamentares1
Dras. Luciana Silva e Maria Tereza Costa ao lado do senador Eduardo Amorim

 

Com o objetivo de aumentar sua interlocução com o Congresso Nacional, onde tramitam centenas de propostas e projetos de lei de interesse para os médicos e os pacientes, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tem apostado numa ação proativa de abertura de diálogo com os parlamentares. A estratégia quer assegurar à entidade espaço para propor soluções e alternativas para os textos em análise.

Nesta semana, a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, e a diretora-financeira da entidade, dra Maria Tereza Costa, estiveram em Brasília, onde mantiveram contato com políticos para apresentar uma pauta de temas considerados prioritários pela Pediatria brasileira, como a implantação da escola integral para crianças e adolescentes, as ações de estímulo e apoio ao aleitamento materno e a expansão das licenças maternidade e paternidade.

EDUARDO AMORIM - Além disso, nas reuniões, falou-se muito sobre a importância de se valorizar o pediatra, reconhecendo-se seu papel-chave no atendimento dos mais jovens. Entre os encontros, merece destaque a visita feita ao senador Eduardo Amorim (PSC-SE), que firmou o compromisso de ser porta-voz das demandas da SBP no Congresso Nacional e junto ao Poder Executivo. 

Entre outras reivindicações da SBP discutidas com o senador, que é médico, está a ampliação da oferta de leitos hospitalares de internação e de unidades de terapia intensiva (UTI) pediátrica e neonatal, em todos os estados, sobretudo nos menos desenvolvidos. A ideia é garantir o melhor atendimento aos pacientes e suas famílias, assegurando nos serviços o número adequado de pediatras.

“O pediatra é o melhor especialista na medicina para promover a atenção integral à saúde da criança e do adolescente, permitindo-lhes acesso a medidas preventivas e terapêuticas, o aperfeiçoamento de ações que visam a promoção da saúde, a prevenção às doenças e a oferta de uma assistência digna para os brasileiros”, explicou a presidente.

Para o senador, os pediatras precisam ser valorizados pelo seu trabalho e dedicação às crianças brasileiras. Ele disse que trabalhará em prol das demandas da SBP junto aos ministérios da Saúde e da Educação, de forma especifica.

“Temos que observar elementos de infraestrutura em serviços de pediatria e avançar ainda mais na área da residência médica em pediatria. Vamos estabelecer prioridades para ampliar as discussões e anseios dos 35 mil pediatras do país. Temos que garantir que toda criança e adolescente no Brasil recebam cuidados de um médico pediatra”, ressaltou o senador Eduardo Amorim.

sbp-parlamentares2JUTAHY MAGALHÃES JÚNIOR – Considerado um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo levantamentos realizados pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), o deputado constituinte Jutahy Magalhães Junior (PSDB/BA) também abriu as portas de seu gabinete para a SBP. Durante visita ao parlamentar, a presidente da SBP apresentou alguns dos temas prioritários da entidade que tramitam na Câmara, como a ampliação das licenças maternidade e paternidade.

“A rediscussão dos prazos destas licenças é importantíssima, considerando-se a relevância desses marcos legais para a primeira fase de vida e suas repercussões sociais”, enfatizou dra. Luciana, que também pontuou ao parlamentar a necessidade de se implantar salas de apoio e orientação sobre o aleitamento em hospitais, maternidades e unidades básicas de saúde, com consultas agendadas e com a presença de profissionais preparados.

Magalhães Junior destacou a importância do trabalho da SBP para o Brasil e confirmou seu apoio à entidade na Câmara dos Deputados. Ele também parabenizou a Sociedade Brasileira por sua atuação em defesa das crianças e adolescentes e pela luta na valorização e aprimoramento dos pediatras brasileiros.

ARNON BEZERRA DE MENEZES - Outro político que abriu espaço na agenda para discutir temas de interesse com os representantes da SBP foi o deputado federal Arnon Bezerra de Menezes (PTB-CE), recentemente eleito prefeito de Juazeiro do Norte, município onde foi secretário de Saúde de 1983 a 1988.  Ele acompanhou a presidente da Sociedade em sua audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, quando defendeu os pontos apresentados pela entidade.

Segundo o deputado, formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), há necessidade de se fortalecer o atendimento em saúde às crianças e aos adolescentes e, para tanto, a participação dos pediatras é fundamental. Arnon Bezerra de Menezes demonstrou preocupação com a adoção de medidas, pelo Governo, que tenham reflexo no atendimento à população.

A presidente da SBP agradeceu o empenho demonstrado pelo prefeito eleito de Juazeiro e já o convidou a participar do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorrerá em outubro do próximo ano, em Fortaleza (CE).


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 • Fax: 21 2547-3567 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110