Associe-se

SBP, SBIm, SBI e Rotary Internacional assinam Manifesto de alerta sobre a volta da poliomielite e do sarampo no Brasil

Nesta quinta-feira (26), representantes das Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP), de Imunizações (SBIm) e Infectologia (SBI), em parceria com o Rotary Internacional sob o apoio do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI), assinaram conjuntamente um manifesto que alerta para o risco de reintrodução da polimielite e do sarampo no Brasil. Na oportunidade, as entidades conclamam os profissionais de saúde, a sociedade civil organizada e toda a população a participarem da campanha de vacinação, que terá início no próximo mês.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO MANIFESTO.

No Manifesto, as instituições parceiras alertam que as baixas coberturas vacinais registradas nos últimos anos colocam em risco todo o esforço do PNI, considerado uma grande conquista do Sistema Único de Saúde (SUS). “Não podemos deixar que falhas na cobertura vacinal tragam de volta doenças graves, como o sarampo e a pólio, que já haviam sido erradicadas no País”, destacou o dr. Clóvis Constantino, que participou da cerimônia de assinatura, em São Paulo (SP).

“O fato de a doença ter sido erradicada não significa que não seja necessário vacinar. É importante alertar que a erradicação não significa que a doença não exista mais e/ou não possa voltar”, frisou. Dr. Clovis acredita que o incentivo dos pediatras e demais profissionais da saúde é fundamental para estimular os pacientes sobre a importância da cobertura vacinal.

Segundo o 1º vice-presidente, dada a relevância do tema, na próxima semana ele se encontrará com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), dra. Carmen Lúcia, durante evento pediátrico em Curitiba (PR), e levará uma cópia do Manifesto para entregá-la.

Além do representante da SBP, assinaram o Manifesto a presidente da SBIm, dra. Isabella Ballalai; o presidente da SBI, dr. Sérgio Cimerman; o Consultor Nacional de Advocacia para Pólio do Rotary Internacional, Marcelo Haick; e pela Coordenadora do PNI, Carla Magda Domingues. Também esteve presente no evento a diretora da SBP, dra. Ana Cristina Zöllner.

PROGRAMAÇÃO – Além da assinatura conjunta do Manifesto, o evento contou ainda com palestras de especialistas. A conferência de abertura foi ministrada pelo presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP e vice-presidente da SBIm, dr. Renato Kfouri.

Na sequência, a presidente do Comitê Nacional de Certificação da Erradicação da Polimielite, Luiza Helena Falleiros, abordou a “Situação atual da pólio no Brasil e no mundo: corremos risco?”. Em seguida, o tema “Sarampo: o que está acontecendo?” foi apresentado pela diretora técnica da Divisão de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, dra. Helena Sato. Encerrando o ciclo de palestras, a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, falou sobre “O desafio das coberturas vacinais”.Todo o evento foi filmado e será disponibilizado no site da SBP na próxima semana.

<p><p><p><p><p>115%">

ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA – Na última sexta-feira (20), os Departamentos Científicos de Infectologia e o de Imunizações da SBP lançaram o Guia Prático de Atualização em Sarampo, que traz um panorama global da doença no mundo, destacando os recentes casos ocorridos no Brasil.

Composto por gráficos dos casos notificados nos estados do Amazonas e de Roraima e imagens ilustrativas dos sinais da doença, o Guia cita as recomendações da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS), sobre a importância em manter a cobertura vacinal em 95% em todos os Estados brasileiros, bem como o reforço da vigilância epidemiológica.

“Identificar as possíveis áreas de transmissão: a partir da notificação de caso suspeito de sarampo ou rubéola, realizar busca ativa, para a detecção de outros possíveis casos (serviços de saúde e laboratórios da rede pública e privada). Todo caso suspeito de sarampo deve ser notificado imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde ou à Central de Vigilância”, reforça o documento.

REPERCUSSÃO

Folha de São Paulo - Entidades médicas fazem manifesto por vacina contra sarampo e pólio

R7 - Perigo de epidemia de sarampo e volta de pólio é real, dizem órgãos




Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110