Associe-se

Será lançado em Natal (RN) Manual de Pediatria Ambulatorial, que contou com a participação de membros de DC da SBP


Com enfoque prático e objetivo, trazendo orientações sobre diagnóstico e condutas básicas para o dia a dia do atendimento ambulatorial de crianças e adolescentes, será no próximo dia 27 de novembro (segunda-feira) o Manual de Pediatria Ambulatorial elaborado pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O conteúdo foi organizado pelos professores dr Ney Marques Fonseca e drcRicardo Fernando Arrais, membro do Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“O Manual tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre diversas questões comuns que acometem o paciente pediátrico. Dados da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (SOPERN) demonstram que, no estado, menos de 10% dos municípios conta com o serviço especializado de pediatria. A maioria das crianças acaba sendo atendida por médicos generalistas. O livro foi elaborado justamente para orientar esses profissionais e aumentar a qualidade na assistência primária”, explicou o dr.  Ricardo Arrais.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBE A PUBLICAÇÃO, ACESSE O LINK

TELEMEDICINA – Desenvolvido ao longo de três anos, o Manual faz parte do Programa Telessaúde RN, instituído pelo Ministério da Saúde (MS) para fortalecer a disponibilidade de educação na área da saúde aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando tecnologias de comunicação e informação. A primeira edição do livro será distribuída aos médicos que se capacitarem na secção Telepediatria do Programa. Além da edição impressa, o Manual contará também com uma versão digital, ainda em fase de elaboração.

A participação de membros da SOPERN no corpo docente do Departamento de Pediatra da UFRN possibilitou uma integração entre as informações e dados das duas entidades. A dra. Katia Correia Lima, presidente da SOPERN, estará presente no lançamento do documento e elogiou a iniciativa. “O Manual será um importante canal, principalmente, para o médico que atua no interior e, muitas das vezes, atende crianças sem ter uma formação específica. A Sociedade apoia a iniciativa, pois trata-se de uma ação que contribui diretamente para a realização de um atendimento mais adequado”, salientou ela.

No total, 25 colaboradores participaram da construção do texto. São eles: Ana Karina da C. Dantas, Alexandre Henrique B. Gomes, Arthur Jorge de V. Ribeiro, Antônio Sérgio M. Fonseca, Carlos Bruno F. Lima, Cassandra T. V. Elias, Claudia R. S. Maia, Devani F. Pires, Gisele C. P. Leite, Hélcio de S. Maranhão, Iluska A. C. M. de Medeiros, José D. Júnior, Jussara M. de C. Maia, Kleber Giovanni Luz, Maurício B. de Souza, Mylena Taíse A. L. Bezerra, Ney M. Fonseca, Nívia Maria R. Arrais, Paulo M. de Castro, Raissa A. Brandão, Ricardo Fernando Arrais, Rosane C. Gomes, Stella Beatriz R. P. de Araújo, Uiara Maria R. e Silva e Vera Maria Dantas. 


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110