Associe-se

SIG da Saúde da Criança e do Adolescente da Rede Universitária de Telemedicina comemora dez anos de atuação

Em comemoração pelo aniversário de dez anos do Grupo de Interesse Especial (SIG, em inglês) da Saúde da Criança e do Adolescente, da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), foi realizada uma sessão de videoconferência especial com diversos centros universitários do País. Participaram representantes do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Amapá, Ceará, Bahia e Paraná. O SIG, coordenado desde sua implementação pela dra. Evelyn Eisenstein, do Departamento Científico (DC) de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP), tem como objetivo central difundir conhecimento entre os profissionais da área da saúde.

“Uma vez por mês, o SIG promove sessões, através de teleconferências interativas, para discutir temas de interesse dos pediatras e de atualização científica. Debatemos desde assuntos como Zika vírus e Transtorno do Espectro Autista (TEA) até a saúde da população infantojuvenil no mundo digital. No geral, a cada reunião participam universidades e centros hospitalares de vários estados, formando uma rede de informação e educação”, explica a pediatra.

Além da dra. Evelyn Eisenstein, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), também são responsáveis pela coordenação do SIG da Saúde da Criança e do Adolescente o dr. João Freitas do Amaral, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e a dra. Suzy Santana Cavalcante, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

COMEMORAÇÃO – A sessão especial de aniversário, realizada em maio, contou com aula ministrada pela dra. Luci Yara Pfeiffer, do DC de Segurança da SBP, que apresentou detalhes sobre a campanha “Conecte-se ao que importa! ”, uma iniciativa do Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente –, com apoio da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP). A ação tem o intuito de enfrentar a negligência contemporânea dos pais em relação aos próprios filhos em função do tempo empreendido no mundo virtual.

“Através de peças publicitárias, divulgadas principalmente nas redes sociais, nós buscamos conscientizar sobre a importância da atenção dedicada à criança. Muitos pais mediam sua relação com os filhos através do mundo virtual.  Seja no momento do jantar, quando não largam o celular, ou ainda nas horas seguidas que passam em frente ao computador. É essencial se desconectar e dar atenção aos filhos”, enfatiza a dra. Luci Pfeiffer.

CONFIRA AS PEÇAS DA CAMPANHA NA GALERIA

REPERCUSSÃO - Ainda segundo a médica, após o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, realizado no fim do ano passado em Fortaleza, a campanha ganhou bastante repercussão e vários posts viralizaram na internet. O próximo passo da campanha inclui a tradução das peças informativas para outras línguas, como o espanhol, inglês e alemão.   A especialista indicou ainda algumas orientações destinadas aos pediatras. “Os médicos devem incluir duas perguntas durante as consultas de rotina. Primeiro, quanto tempo a criança passa em frente a telas ou conectada ao mundo digital. Em segundo lugar, quanto tempo os pais dedicam aos filhos sem ter uma tela na mão. Infelizmente, já existem pais que tiram mais fotos do que brincam com seus filhos”, alertou.

Inaugurada em 2007, a Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo incentivar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e estimular o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais. A Rute incentiva a integração e colaboração entre profissionais de saúde por meio dos SIGs, que promovem sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas e pesquisas, em várias especialidades médicas.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110