Associe-se

Sobape inicia Curso de Desenvolvimento Neuro-psicocomportamental

 sobape-neuro

Com o auditório lotado, foi iniciado na noite dessa segunda-feira (13) o Curso de Desenvolvimento Neuro-psicocomportamental no Lactente, promovido pelo Departamento Científico da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). A aula inaugural foi ministrada pela psicóloga e psicanalista Cláudia Mascarenhas, que começou a abordagem falando sobre as transformações psíquicas que envolvem o casal desde a descoberta da gravidez.

A presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, deu as boas-vindas e chamou a atenção para a importância de se falar sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e comportamental de bebês e crianças, sobretudo na era do zika vírus. “Esse curso busca instrumentalizar os profissionais para que eles entendam bem essas transformações e possam dar um atendimento cada vez melhor às crianças e às famílias”, destacou.

Idealizadora do curso, a pediatra Helita Azevedo, presidente da Comissão Científica da Sobape, falou sobre a satisfação de ter o auditório lotado e disse que já há uma lista de espera para o próximo curso. “Estamos muito satisfeitos em poder reunir aqui os professores e profissionais como pediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos para ampliar as discussões e aprofundar conhecimentos”, disse, destacando o aspecto inovador do curso na Sobape.

Papel do pediatra – A psicóloga e psicanalista Cláudia Mascarenhas reforçou o caráter interdisciplinar da atividade e o papel do pediatra na identificação de patologias relacionadas ao desenvolvimento neuro-psicocomportamental. “Quanto mais cedo essas patologias são descobertas, mais se obtém resultados positivos nas intervenções e o pediatra tem um papel fundamental no processo”, diz.

Para Cláudia Mascarenhas, é fundamental que o pediatra, que está na linha de frente do atendimento, tenha conhecimento de aspectos da vida do bebê e da família desde a gravidez. “A gestação é o tempo de se criar um lugar psíquico do bebê na cabeça dos pais”, explicou.

Ela falou ainda sobre as particularidades dos três trimestres da gravidez e chamou a atenção para a necessidade de o pediatra ampliar seus conhecimentos para reconhecer sinais de risco para o desenvolvimento. “É importante reforçar as habilidade do pediatra para que ele consiga fazer um melhor encaminhamento, com melhores resultados”.

Sobre o curso – O Curso de Desenvolvimento Neuro-psicocomportamental no Lactente tem como objetivo capacitar profissionais da saúde para acompanhar o lactente (criança de 28 dias até 24 meses) através de avaliação criteriosa nos dois primeiros anos de vida, identificando aspectos patológicos na esfera neuro-psicocomportamental.

Com duração de seis meses e aulas a cada 15 dias, está sendo realizado sempre das 19h às 21h30 no auditório da Sobape, na Avenida Magalhães Neto, na Pituba. Além da psicanalista e psicóloga Cláudia Mascarenhas, terá como instrutoras a neuropediatra Adriana Matos, a terapeuta ocupacional Ana Marta Pontes e a neuropediatra e fonoaudióloga Emanuelle Vasconcelos.

Entre outros temas fazem parte da programação discussões sobre Qual o lugar do pai e da paternidade, Achados neurocomportamentais normais e patológicos (0 a 3 meses), Sinais positivos do desenvolvimento x Dificuldades mãe-bebê, Sinais de alerta e Desordens na marcha e equilíbrio e na fala.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110