Associe-se

Sopape promove evento multidisciplinar e eleição da nova diretoria em Belém

Com o objetivo de integrar o conhecimento e a equipe multidisciplinar que atua na atenção à criança e ao adolescente, em todos os níveis, a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) promoveu a Jornada de Pediatria: atenção hospitalar e ambulatorial e o II Simpósio Multiprofissional em Pediatria Neonatal. O evento ocorreu entre os dias 13 e 15 de dezembro, em Belém (PA). Participaram cerca de 280 congressistas, entre pediatras, médicos residentes, membros outros profissionais de saúde.

Segundo dra. Vilma Hutim, presidente da Sopape, foram debatidos temas relacionados ao perfil da mortalidade infantil no estado, à formação da residência médica e ao atendimento de adolescentes. “Tivemos palestras também sobre assuntos como necessidades da atenção humanizada e interdisciplinar no atendimento da criança hospitalizada, desde o período neonatal até a UTI pediátrica, acerca das atualizações no seguimento do recém-nascido prematuro, suporte ventilatório no período neonatal e o papel da equipe multiprofissional dentro da unidade neonatal”, explicou a presidente.

Além disso, outros temas que estiveram presentes nos três dias de evento foram cuidados paliativos em pediatria; problemas ortopédicos mais frequentes no consultório do pediatra; problemas neurológicos mais frequentes em pediatria; e desafios do pediatra no atendimento ao adolescente; entre outros.

As palestras foram de pediatras locais e de outros estados, como dra. Tamara Goldenberg (SP), do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); dr. Milton Harume Miyoschi (SP); dr. Renato Procianoy (RS), editor do Jornal de Pediatria (JPed); Rita de Cássia Silveira (RS); e Zeni Lamy Carvalho (MS).

ELEIÇÃO – Durante o evento ocorreu também a eleição para a gestão 2019-2021 da entidade. Os pediatras paraenses reelegeram dra. Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza para ocupar o cargo de presidente da Sopape. A chapa dela foi a única a ser apresentar para a disputa. A votação ocorreu no dia 13 e a posse no dia do encerramento do evento (15).

De acordo com dra. Vilma, algumas das metas da equipe gestora são dar continuidade às atividades de educação continuada, com encontro mensais e temas diversificados para a atualização dos especialistas; e a realização dos cursos de Reanimação Neonatal e de Reanimação Pediátrica.

“Queremos também continuar a nossa parceria com a secretaria estadual quanto Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI Neonatal) para todos os municípios do nosso estado, a realização dos eventos de atualização fora da região metropolitana de Belém, além de promover mais cursos de curta duração como o Desenvolvimento e Comportamento Infantil e o Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP), por exemplo”, disse.

Para 2019, a diretoria já tem planejado cursos de atualização módulos sobre infectologia, cardiologia, ortopedia pediátrica e oncologia nos meses de março, abril, maio e junho, e a realização do 1º Simpósio Internacional Norte/Nordeste de Neonatologia, em setembro.

Outras ações citadas pela pediatra são a formação de instrutores do PRN/SBP nas seis regiões do estado que estão faltando; a participação em fóruns de defesa e proteção da criança e adolescente da violência e trabalho infantil; a discussão junto ao serviço de público e privado a questão da remuneração adequada para os pediatras; entre outros.

“Aproveito também para reforçar que manteremos nossas atividades em parceria com a SBP, que muito tem nos ajudado nos eventos e debates científicos, e as entidades governamentais e não-governamentais do Pará. Iremos continuar integrando as ligas acadêmica e os residentes nessa gestão”, concluiu.

O comitê gestor é formado pelos drs. Vilma Francisca Hutim Gondim de Souza (presidente); Aurimery Gomes Chermont (vice-presidente); Denis de Oliveira Gomes Cavalcante Júnior (1º secretário); Maurício Leonardi da Silva Dias (2º secretário); Cristina Maria Figueiredo Alves da Silva (1ª diretora financeira); Adriane Wosny Guimarães (2º diretora financeira); Regina Celia Beltrão Duarte (1ª diretora de cursos e eventos); Laélia Maria Barra Feio Brasil (2ª diretora de cursos e eventos); Marcileide de Jesus Lobato Gomes (diretora de publicidade e comunicação); e Kátia Edilene Soares Miranda (diretora de integração regional).


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110