Associe-se

Sopape realiza Fórum sobre desafios na atenção integral à criança no Pará

Os desafios na atenção integral à criança no Estado do Pará serão debatidos no Fórum realizado pela Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), no dia 23 de novembro, em Belém (PA). O evento – voltado aos pediatras, residentes de pediatria, acadêmicos de medicina, gestores e coordenadores de saúde pública – traz como tema central as doenças preveníveis por vacina e o manejo das doenças crônicas não transmissíveis. As inscrições são gratuitas. Os interessados devem confirmar a participação pelo telefone (91) 98136-5400 ou e-mail atendimento.sopape@gmail.com.

“É extremamente importante a participação do pediatra nesse Fórum para o entendimento da epidemiologia e causas do reaparecimento das doenças preveníveis por vacina e que estão emergindo no Brasil, principalmente com a imigração venezuelana”, disse a presidente da Sopape, dra. Vilma Hutim, destacando que o evento está voltado à discussão sobre a cobertura vacinal no Estado do Pará e à mortalidade infantil neonatal nos últimos cinco anos.

Dra. Vilma conta que a Sopape vem cobrando dos gestores públicos (estadual e municipais), por meio de reuniões diretas com as Secretarias de Saúde do Estado e Municípios, ações de melhorias no atendimento às crianças e adolescentes. “Enviamos ofícios solicitando apoio e garantias para a realização de ações e atividades de educação continuada para capacitação dos profissionais de saúde através de AIDPI Neonatal para a atenção básica, reanimação neonatal e transporte de alto risco, além de discussões nos Fóruns perinatais e no Comitê Estadual de mortalidade neonatal do Pará”, citou.

PROGRAMAÇÃO – A abertura do evento acontecerá às 14h00 e contará com a presença da presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva. Em seguida, acontecerão as mesas-redondas “Desafios na cobertura vacinal e doenças preveníveis na Região Norte”, coordenada pela dra. Iolanda Deise Costa, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SESPA; “Desafios na erradicação de doenças preveníveis por vacina: reaparecimento de casos de sarampo na Região Norte e imigração”, com a dra. Consuelo Oliveira, pesquisadora do Instituto Evandro Chagas, no Pará; “Histórico da mortalidade infantil com destaque no componente neonatal no Estado do Pará nos últimos cinco anos”, com Ana Cristina Guzzo, coordenadora da Área Técnica da Saúde do Estado do Pará.

Após o intervalo, o evento continua com a mesa-redonda “Desafio no controle das doenças crônicas não-transmissíveis no século XXI”, coordenada pela dra. Mariane Franco, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da SBP; e as palestras “Epidemia das doenças alérgicas”, com dr. Dirceu Solé, diretor científico da SBP; “Dificuldades alimentares na infância e transtorno alimentar evitativo/restritivo”, com dr. Hélcio de Sousa Maranhão, coordenador de Doutrina Pediátrica e membro do DC de Nutrologia da SBP; e “Problemas psiquiátricos”, dr. Kleber Oliveira Gonçalves, psiquiatra infantil  e docente na Universidade Estadual do Pará.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110