Associe-se

Tudo pronto para o 14º Congresso Brasileiro de Adolescência e 1º Congresso Brasileiro de Áreas de Atuação em Pediatria

adolescente-comlogo

Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro ocorrerá o 14º Congresso Brasileiro de Adolescência e o 1º Congresso Brasileiro de Áreas de Atuação em Pediatria. O evento, que acontecerá no Palácio Popular de Cultura, em Campo Grande (MS), reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutirem os mais recentes temas relacionados à saúde e comportamento do adolescente. A expectativa da organização é de receber cerca de 400 congressistas. As inscrições com desconto poderão ser realizadas partir do dia 30 de outubro, na secretaria do evento. 

Para a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, “a entidade se sente honrada em realizar esse Congresso, pois considera que este grupo etário é de grande importância para o pediatra da atualidade, contribuindo também, de modo significativo para o futuro deste País ao assistir e orientar os adolescentes, junto à equipe multidisciplinar com a qual trabalha”. Caberá à presidente da SBP a missão de fazer a conferência de abertura com o Tema “Ciência, Humanismo e Espiritualidade”. 

A presidente do Congresso, dra. Carmen Lúcia de Almeida Santos, diz que a adolescência é um período singular em que se vivem experiências e se encaram questões que nunca haviam sido colocadas e que dificilmente se repetem. Para ela, a adolescência é uma fase de transformação ligada aos aspectos físicos e psíquicos do ser humano. “O adolescente assume as novas formas de um corpo adulto, adquirindo novas capacidades intelectuais, desenvolvendo o pensamento abstrato e o desejo de mudar o mundo”, explica. 

PROGRAMAÇÃO – A programação científica discutirá temas como TDAH, autismo, efeitos das novas mídias digitais, hábitos alimentares, maternidade e paternidade na adolescência, prevenção de acidentes, bullying, abuso sexual, sexualidade, dentre outros. “A comissão organizadora se esmerou no planejamento das atividades a fim de atender às necessidades dos profissionais, dos adolescentes e de suas famílias, proporcionando aos participantes conhecimentos técnicos abrangentes e com temas atuais. Esta será uma grande oportunidade de atualização”, comenta a presidente do evento. 

No dia 30, será realizado o curso pré-congresso “Desafios práticos na abordagem do desenvolvimento do adolescente”, coordenado pela dra. Liubiana Arantes, presidente do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento. Outra atividade semelhante terá o tema “Pediatria ambulatorial – queixas mais comuns no consultório: como eu trato”, coordenado pela dra. Mariane Franco, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da SBP. Ambas contarão com a participação de especialistas da área de atuação em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento debatendo assuntos diversos. 

Também no primeiro dia de evento haverá o Fórum sobre Atenção Integral ao Adolescente com a temática “É possível ser adolescente saudável e feliz”, voltado aos profissionais da área de saúde e educação, familiares, pais e adolescentes. As inscrições para este Fórum são gratuitas e as vagas limitadas. Os participantes receberão um certificado de 12 horas de participação. 

No dia 31, será apresentado o painel internacional “O direito de ser adolescente”, ministrado pela dra. Judith Diers, chefe de Desenvolvimento e participação dos adolescentes do UNICEF. Nesse mesmo dia acontecerão mesas-redondas debatendo o uso de anticonceptivos, gravidez, amamentação, crescimento, obesidade, puberdade, síndrome metabólica, TDAH, suicídio, dentre outras. 

Já no dia 1º de novembro, os temas em debate abordam questões sobre doenças emergentes, transtornos mentais, impacto dos agravos na saúde dos jovens indígenas, drogas, dentre outros. Para o encerramento, no dia 2 de novembro, os especialistas discutirão questões voltadas às políticas públicas e redução da morbidade e mortalidade para acidentes e violência, medicina paliativa, discussão de casos clínicos, dentre outros assuntos. 

Clique aqui para acessar a programação científica.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110