Associe-se

Volume 7 da revista Residência Pediátrica traz balanço de publicações

A nova edição da revista Residência Pediátrica – volume 7, nº 3, de dezembro de 2107 – já está disponível para leitura e download. A publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) traz o editorial “Caminhando”, assinado pelo editor científico, dr. Clemax Sant’Anna, que faz uma retrospectiva da revista. O conteúdo da revista eletrônica quadrimestral da SBP pode ser acessado livremente e tem como missão contribuir para a formação acadêmica dos residentes e também incentivá-los a uma participação ativa na produção científica.

“Residência Pediátrica termina 2017 com pontos positivos e com perspectivas de crescer ainda mais. Os periódicos científicos em formato eletrônico são relativamente recentes e, por isso, estão sempre sensíveis à atualização e ao progresso”, aponta o dr. Sant’Anna. Segundo ele, neste ano continua o processo de atualização e inovação da revista. “O foco é o residente de pediatria e áreas afins. A meta é alcançar mais leitores e autores nos próximos anos”, destaca.  

ACESSE AQUI O VOLUME 7, NÚMERO 3, DA REVISTA RESIDÊNCIA PEDIÁTRICA

Na seção Artigo Original, os autores abordam a temática ‘Estresse e asma infantil’. A percepção dos educadores acerca da “disfunção eliminatória” é outro artigo que compõe a seção. Nele é apresentada a percepção dos professores e auxiliares de sala de creches municipais acerca do aprendizado esfincteriano do pré-escolar e a síndrome de disfunção eliminatória.

O artigo “Dois pacientes de diferentes faixas etárias e convulsões: parte II” foi publicado em Caso Interativo, no qual os autores relatam sobre uma criança previamente hígida que apresentou um episódio de crise convulsiva afebril do tipo ausência. Na editoria Relato de Caso, consta o artigo “Menigoencefalite herpética associada à intoxicação por anticonvulsivantes”, que descreve um caso de meningoencefalite causada por herpes vírus em um paciente com intoxicação aguda por anticonvulsivantes, e realizar uma revisão da literatura sobre a doença.

Já o texto “Colpocefalia em recém-nascido: relato de caso e revisão de literatura” conta o caso de um neonato pré-termo submetido ao exame de ultrassonografia transfontanela, que revelou hiperecogenecidade periventricular bilateral e colpocefalia. No artigo “Insuficiência adrenal primária causada por deleção no gene DAX1”, é descrito o caso de um recém-nascido que, com dois dias de vida, passou a manifestar sinais e sintomas sugestivos de insuficiência adrenal primária congênita.

A nova Revista traz ainda o artigo “Atresia de valva tricúspide e hipoplasia de ventrículo direito”, que relata o caso do manuseio de um lactente portador de atresia tricúspide e ventrículo direito hipoplásico, com presença de comunicação interatrial e interventricular amplas.

Acesse a fanpage da RP no Facebook (https://www.facebook.com/ResidPediatr/) e fique por dentro das novidades!


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110