Associe-se

XIII CONSOPERJ terá o pediatra e a família como centro das discussões

Sob o tema “O pediatra e a família”, começa no próximo dia 9 de outubro a 13ª edição do Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (XIII CONSOPERJ). O evento é promovido pela Sociedade de Pediatria do Estado Rio de Janeiro (SOPERJ) e vai até o dia 11 de outubro, no Centro de Convenções Sul-América, no Rio de Janeiro (RJ).  Mais de mil pediatras de diversos estados devem participar das conferências, mesas-redondas, colóquios, painéis e fóruns distribuídos em aproximadamente 70 diferentes atividades.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA ÍNTEGRA

O 2º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Ferreira Liberal, estará presente na cerimônia de abertura, representando a presidente da instituição, dra. Luciana Silva. Segundo a presidente da SOPERJ e do Congresso, dra. Isabel Rey Madeira, o evento deve abordar ainda assuntos do dia a dia da prática do pediatra. “O congresso, que tem como público-alvo os pediatras de todo o Brasil, contará com palestrantes do Rio de Janeiro, nossa prata da casa, mas também de outros estados, todos de alto nível e com ampla experiência na prática clínica em suas respectivas áreas”, explica.

A pediatra informa ainda que quer manter a tradição do simpósio multidisciplinar paralelo. “Entendemos que o pediatra trabalha em equipe e as sessões interativas, que foram um sucesso nas edições anteriores, e o Fórum de Ética e Valorização Profissional, onde sempre há oportunidade de debate e união de forças, são oportunidades para o profissional se atualizar e trocar conhecimento”, enfatiza dra. Isabel.

O XIII CONSOPERJ é um evento que, segundo a dra. Katia Telles Nogueira, Diretora de Cursos e Eventos da SOPERJ, procura difundir os conhecimentos mais recentes na área, com o objetivo de garantir a preservação da saúde de crianças e de adolescentes, e ainda integrar e atualizar os pediatras. “A promoção de pesquisas científicas, o incentivo do ensino da medicina e a formação de residentes são prioridades neste congresso, que debaterá ainda a saúde mental do pediatra e suas áreas de atuação”, explica a dra. Katia Nogueira.

PROGRAMAÇÃO – O pediatra dr. Ricardo Ledo Chaves será o responsável pela conferência inaugural do XIII CONSOPERJ, com o tema “O pediatra e a família”. Já no primeiro debate, o Congresso levará para os congressistas um tema bastante debatido entre famílias e pediatras: a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para lactentes e crianças de primeira infância: como agir diante de tantas propagandas e um marketing excessivamente agressivo?

Além disso, durante os três dias de evento serão discutidos temas como “Mídia eletrônica e as repercussões sobre o desenvolvimento”; “Abordagem diagnóstica e terapêutica da sífilis congênita”; “O escolar com doença crônica”; “Da suspeita de câncer em crianças e adolescentes à comunicação à família”; “O adolescente e o comportamento suicida: considerações para o pediatra”; “Exercendo a autoridade sem tirania: como dar limites”; “Medicalização do comportamento”; e “Disforia de gênero”.

O primeiro dia de evento trará ainda debates e informações sobre o mundo digital; alergias; relação entre pais, filhos e mestres; epilepsia na adolescência; mídia eletrônica; prevenção do transtorno mental; importância da família na UTIP; Infecções transmitidas pelo leite materno; entre outros.

Já no segundo dia, os temas em destaque serão “O que fazer quando seu filho resolve ser vegetariano” e “sexualidade e genitalidade na adolescência”; “Geração Millenium x Geração baby boomer”; “Febre reumática” “A valorização da dor de garganta”; “Transfusão em pediatria”; “Como proceder em famílias com restrições à transfusão”; “A remuneração do pediatra em saúde pública e suplementar”; entre outros.

Por fim, no terceiro dia de conferências, algumas das temáticas em discussão serão: “Violência e contexto familiar”; “Febre Amarela”; “Transplantes de órgãos”; “Distúrbios do sono”; e “Asma de difícil controle”.

Os especialistas interessados podem realizar sua inscrição AQUI. Médicos, residentes e estudantes de graduação associados à SBP possuem desconto especial, conforme tabela vigente.

*Com informações da Assessoria de Imprensa SOPERJ


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110