carregando...
Academia Brasileira da Pediatria

Benjamin Israel Kopelman (Titular)

Benjamin Israel Kopelman, nascido em Campinas, SP, em 30/01/1936.

Estudou no Colégio Estadual de Marília, SP, em 1952 e 53, estudou no Colégio Bandeirantes, na cidade de São Paulo.

Em 1954, ingressou na Escola Paulista de Medicina, formando-se em 1959.

Em 1960, foi o primeiro residente em pediatria da Clínica Pediátrica (Única vaga). De 1961 a 1966, foi assistente em tempo integral da Clínica Pediátrica, entrando oficialmente na carreira universitária em 1963 como Professor Assistente de Ensino Superior.

Em 1962, credenciado pelo Educational Council for Foreing Medical Graduates; Fellow in Pediatrics (1967-8) no The Long Island Jewish Hospital, em Nova York (Afiliado da Cornell).

Toda a vida universitária, se desenvolveu na Escola Paulista de Medicina: Doutorado (1971), com a tese “contribuição para diagnóstico e tratamento da síndrome do desconforto respiratório idiopático”, com orientação do Prof. Azarias de Andrade Carvalho.

Em 1974, fez livre-docência e 1978, Professor Titular até sua aposentadoria compulsória em 2006.

Foi vice-chefe do Departamento de Pediatria, chefiou o Departamento por 3 anos e presidiu a Comissão de Pós-graduação por 3 períodos (aproximadamente 12 anos).

Orientou 26 teses de mestrado e 9 doutorados, 4 iniciações científicas. Atualmente orienta 5 mestrados, 1 doutorado e 1 iniciação científica.

Publicou a maioria em colaboração, 10 livros, centenas de apresentações e publicações em congressos nacionais e internacionais, e periódicos nacionais e internacionais.

Na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a qual pertence a Escola Paulista de Medicina, presidiu por 4 anos a Comissão de Concessão do Título de Professor Afiliado.

Desde 2001, faz parte de uma comissão de 4 membros que credencia e recredencia Professores Orientadores de Pós-Graduação da UNIFESP.

Desde 2005, é presidente da Comissão Própria de Avaliação da UNIFESP, instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
É diretor da Fundação de Apoio à UNIFESP, desde 2006.

Foi fundador da Sociedade de Pediatria de São Paulo, presidiu por 2 períodos o Comitê de Terapia Intensiva da Sociedade Brasileira de Pediatria, tendo nesse período presidido o congresso da especialidade, em São Paulo.

Pertenceu ao Comitê de Perinatologia da SBP, por 4 períodos sendo seu presidente em 2 períodos, durante os quais presidiu o X Congresso Brasileiro de Perinatologia, em Brasília, e V Congresso Latino-Americano de Perinatologia, em 2001, no Rio de Janeiro.

Em 2002, presidiu o Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e Adolescente, realizado na cidade de São Paulo.
Atualmente, é membro do Conselho Curador da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria e pertence aos Comitês de Bioética da Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Em 2006, foi eleito Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Pediatria, ocupando a cadeira nº 10, cujo patrono é o Prof. Pedro de Alcântara.