carregando...
Academia Brasileira da Pediatria

Lincoln Marcelo Silveira Freire (Titular)

Membro Titular da cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Pediatria

Patrono: Professor Álvaro Aguiar

Lincoln Marcelo Silveira Freire, nasceu em Belo Horizonte em 25/07/48. Filho de João Batista Senna Freire e Luiza Silveira Freire.

Formou-se em Medicina na FM-UFMG em 1972. Concluiu a residência em Pediatria em 1974. Mestre e Doutor pelo Curso de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UFMG, é atualmente (2007) Professor Associado do Departamento de Pediatria. Casado com Heliane Brant Machado Freire, Pediatra Infectologista e docente da UFMG, com quem tem dois filhos médicos – Lílian e Marcelo.

Intensa participação nas atividades estudantis durante a graduação. Foi Presidente do Conselho Fiscal e Deliberativo do Diretório Acadêmico Alfredo Balena, membro da Congregação da Faculdade de Medicina, coordenador de comissões e secretário do Colegiado de Coordenação Didática da Faculdade de Medicina. No Departamento de Pediatria, ministrou aula em várias disciplinas. Preceptor e orientador de estágio em infectologia no Internato, nos cursos de Mestrado e Doutorado e Residências de Pediatria do Hospital das Clínicas, Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – IPSEMG e Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG.

Por várias vezes membro da Câmara do Departamento de Pediatria e do Colegiado do Curso de Pós-Graduação. Coordenador do Setor de Infectologia do Departamento, do Grupo Ambulatorial para Pacientes com AIDS e Coordenador das reuniões científicas do Departamento.

Orientou inúmeros mestrandos e doutorandos, tendo participado de bancas de pós-graduação e seleção de cursos de mestrado e doutorado e de grande número de bancas de concursos públicos no município e no Estado.

Dentre suas atividades profissionais, foi chefe de Clínica Pediátrica e da Divisão de Serviços Técnicos do IPSEMG. Na FHEMIG foi Preceptor-Chefe da Residência de Pediatria, Supervisor da Área de Estágios Profissionais e Diretor do Centro Geral de Pediatria.

Atividade associativa: Presidente da Sociedade Mineira de Pediatria (1991-1993), Membro Titular e primeiro Presidente da Academia Mineira de Pediatria (2005-2007), Membro Titular da Cadeira 33 e Membro do Conselho Superior do Instituto Mineiro de História de Medicina, Presidente da Associação Médica de Minas Gerais (1993-1997), Presidente da Comissão Estadual de Defesa do Médico, Vice-Presidente da Associação Médica Brasileira (1999-2005). Foi um dos elaboradores e Coordenador da Comissão Nacional de Implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos.

Produziu até o momento 78 capítulos de livros e 30 artigos nacionais e internacionais. É editor, em parceria, do livro Doenças Infecciosas na Infância e Adolescência – Tonelli e Freire, ano 2000. Editor do livro Diagnóstico Diferencial em Pediatria, Ed. Guanabara-Koogan, concluído em 2007 e em impressão. Oito trabalhos científicos premiados em congressos e em publicações, dentre eles Prêmio Álvaro Aguiar e Prêmio Academia Brasileira de Pediatria.

Recebeu 64 placas de homenagens diversas; Prêmio Personalidade Médica Mineira conferido pelas entidades médicas de Minas Gerais, Medalha Nacional do Mérito Médico e Medalha Jairo Ramos (Associação Médica Brasileira por serviços relevantes prestados ao médico brasileiro). Condecoração e medalhas de reconhecimento profissional da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte, da Assembléia Legislativa, do Governo do Estado de Minas Gerais, e Ministério da Saúde dentre outras.

Na Sociedade Brasileira de Pediatria foi membro de seu Conselho Superior (1991-1993), Coordenador Nacional dos Serões (1992-1996), Membro da Comissão de Sindicância (1994-1996), Diretor Geral dos Departamentos Científicos (1996-1998), Membro e Presidente Honorário do Departamento de Infectologia, Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (1998-2000, 2001-2004), e Presidente da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (2004-2006).

Dentre suas ações na presidência da Sociedade Brasileira de Pediatria destacam-se: Reestruturação Organizacional e Administrativa com criação dos escritórios regionais em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, criação das Diretorias de Promoção Social, de Relações Internacionais, criação e estruturação da Assessoria de Comunicação e do SBP Notícias. Implantação dos suplementos do Jornal de Pediatria, sua edição eletrônica e versão para o inglês, obtendo-se indexação pelo Medline. Regulamentação das áreas de atuação junto à AMB e CFM, com conquista da Adolescência como Área de Atuação da Pediatria. Programa de Reconhecimento das Residências Médicas de Pediatria no país, criação e aquisição de equipamentos do Curso de Reanimação Pediátrica e de Reanimação Neonatal para pessoal auxiliar, dinamização do Curso de Reanimação Neonatal, produção do vídeo do curso e convênio com o Ministério da Saúde com aquisição de equipamentos.

Destacam-se ainda:

  • Campanha de Prevenção de Acidentes e Violência e conquista das respectivas políticas públicas em sintonia com o Ministério da Saúde.
  • Ampliação das Campanhas de Incentivo ao Aleitamento Materno com criação da figura da Madrinha do Aleitamento Materno.
  • Ato Público em Foz do Iguaçu “Nascer e Viver com Saúde”, com entrega ao Ministério da Saúde do documento de contribuição à redução de mortalidade perinatal.
  • Ato Público na cidade do Rio de Janeiro desencadeando as Campanhas de Prevenção de Acidentes e Contra a Violência.
  • Participação no projeto de lei que instituiu gratuidade do Registro Civil.
  • Luta em defesa vigorosa da classe pediátrica: Realização do Estudo Perfil do Pediatra Brasileiro (ano 2000), luta por melhor remuneração no sistema público e obtenção da inclusão de Procedimentos Pediátricos na CBHPM; luta pela inclusão do pediatra no Programa Saúde da Família.
  • Incentivo aos congressos de Ensino e Pesquisa; instituição do “Dia do Pediatra”; Programa de Humanização da Assistência Pediátrica; criação do selo da SBP para produtos e serviços; produção de dezenas de manuais e documentos científicos, dentre outros; idealização e criação da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria; idealização, elaboração de projeto museológico e museográfico, aquisição, adequação e construção de área física, captação de recursos e inauguração do Memorial da Pediatria Brasileira no Rio de Janeiro com auditório e instalações para a Academia Brasileira de Pediatria; ampliação do patrimônio imobiliário da SBP, dos imóveis para sedes dos escritórios de Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo (sede FSBP) e das sedes das Sociedades Estaduais de Pediatria da Paraíba, Maranhão e Piauí.

Idealização e editoração do livro Compromisso com a Esperança – História da Sociedade Brasileira de Pediatria nos seus 90 Anos – ano 2000.
Festa de confraternização pelos 90 anos da SBP e homenagem aos ex-presidentes e entidades parceiras.
Contratação de historiador para elaboração das biografias dos Patronos da Academia Brasileira de Pediatria – concluído em 2004.
Idealização, elaboração e lançamento da Caderneta Nacional de Saúde da Criança e do Adolescente.
Estrutura, aquisição de todos os equipamentos e implantação do Programa de Educação Continuada à Distância e Teleconferências.
Editoração dos dois livros “Crescendo com Saúde” destinado às famílias brasileiras.
Pelo seu trabalho, recebeu o título de “Presidente Honorário da Sociedade Brasileira de Pediatria” conferido pelo Conselho Superior da entidade em 2004.