carregando...

Berardo Nunan Filho (1956): pioneiro da Pediatria mineira

Berardo Augusto da Rocha Nunan Filho nasceu em Belo Horizonte, em 1908, e se formou em Medicina, em 1933, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais (UMG), atual Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Assim que se formou, trabalhou na clínica infantil do Hospital de Crianças Elvira Gomes Nogueira, da Santa Casa da Misericórdia. Em 1936, começou a lecionar no Curso de Higiene Infantil da Escola de Enfermagem Carlos Chagas e na cadeira de Legislação Farmacêutica, na Academia Livre de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte. Em 1937, trabalhou também na Clínica Pediátrica Médica, no Lactário do Hospital São Francisco de Assis e no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte.

Na década de 1940, dedicou-se às atividades clínicas no Hospital São Vicente, em Belo Horizonte, ligado à Faculdade Medicina de Minas Gerais. Ao mesmo tempo, foi professor de Clínica Pediátrica Médica e Higiene Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade de Minas. Em 1943, obteve sua Livre-Docência e logo foi indicado chefe da mesma clínica. Em 1949, tornou-se titular da cadeira de Clínica Pediátrica e Higiene Infantil da UMG.

No início dos anos 1950, desenvolveu pesquisas em Neonatalologia no serviço pediátrico do Hospital São Vicente. Sua produção científica inclui a colaboração em obras didáticas, comoPediatria Básica, Manual de Pediatria e Diagnóstico e tratamento de doenças infectuosas e parasitárias e Compêndio de Pediatria e puericultura.

Em 1948 ajudou a fundar a Sociedade Mineira de Pediatria, na qual ocupou algumas diretorias, até chegar a presidente. Assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Pediatria em 1956, quando abraçou com entusiasmo a idéia de Walter Telles para criar o Curso Nestlé de Atualização Pediátrica.

Berardo Nunan Filho dedicou 40 anos à formação de pediatras em Belo Horizonte e foi homenageado pela SBP como patrono da cadeira 24 de seu Conselho Acadêmico.