carregando...

César Pernetta (1942/43): formador de pediatras do Brasil

César Beltrão Pernetta nasceu em 1906, em Curitiba (PR), e foi um formador de pediatras por excelência. Graduou-se em Medicina em 1929, pela Universidade Federal do Paraná, e logo assumiu a função de professor de Patologia Geral na mesma faculdade.

Em 1934, participou da fundação da Sociedade Paranaense de Pediatria. Na mesma época, criou e foi editor da Revista Brasileira de Pediatria e foi nomeado diretor do Departamento de Puericultura, da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Paraná. Ensino, associativismo e gestão pública se fundiam em sua prática profissional.

Lecionou Clínica Pediátrica e Higiene Infantil na então Universidade do Brasil e Pediatria, na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Em 1937, foi nomeado diretor do Hospital de Crianças da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná e, ainda na década de 30, publicou seu primeiro livro: Alimentação da Criança, que teve oito edições.

Em uma reunião da SBP, apresentou resultados de sua experiência com o uso do soro citrocloretado para hidratação oral. O soro foi rapidamente aprovado pela comunidade médica, ficou conhecido como Soro Pernetta e foi utilizado praticamente em todos os serviços de Pediatria no Brasil. Entre 1942 e 1976 ocupou diferentes cargos na Sociedade Brasileira de Pediatria, chegando à Presidência da entidade entre 1942 e 43.

Em 1958, foi nomeado professor catedrático de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Em 1969, assumiu a Cátedra de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a direção do Instituto de Puericultura Martagão Gesteira, na mesma instituição.

Por seu trabalho na SBP, a entidade homenageou César Beltrão Pernetta, indicando-o patrono da cadeira 11 de seu Conselho Acadêmico.