carregando...

Décio Martins da Costa (1955): político e pediatra gaúcho

Décio de Almeida Martins da Costa nasceu em Porto Alegre (RS), em 1900, e graduou-se pela Faculdade de Medicina do Rio Grande do Sul, em 1922. Foi um pediatra completo: atuou em assistência médica, na gestão de saúde e no magistério.

Foi médico da Santa Casa de Misericórdia do Rio Grande do Sul e chegou a diretor do Ambulatório de Crianças, em 1940. Fundou o Hospital Santo Antônio em 1953 e, durante sua vida profissional, realizou trabalho filantrópico voltado para a Medicina preventiva.

Em 1932, passou no concurso para Livre Docência da Clínica Pediátrica Médica e Higiene Infantil. Lecionou ainda na Santa Casa de Misericórdia do Rio Grande do Sul, na Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre e na antiga Faculdade Católica de Medicina. Foi um pioneiro no ensino de Pediatria no Rio Grande do Sul e formou gerações de médicos gaúchos.

O médico teve grande experiência internacional. Morou em Berlim entre 1929 e 30 e trabalhou como assistente voluntário dos doutores Schiff, Farzer, Eliasberg e Opitz. Na mesma época, participou do Curso de Higiene Infantil, em Paris, do Curso de Neurologia Infantil e Dermatologia da Criança, em Viena, e do II Congresso Internacional de Pediatria, em Estocolmo. Sua produção científica inclui as obras A Puericultura como ciência e sua importância no ensino médico, Evolução da Pediatria e seu estado atual, Da tuberculose e suas formas iniciais na infância, Das piurias na infância, Da doença de Legg-Calve-Perthes e Sobre o mixedema congênito.

Décio Martins Costa também militou na política. Foi membro do Partido Libertador e foi eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, em 1945. Foi sócio-fundador do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (SIMERS), em 1934, e da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, em 1936. Foi vice-presidente (1946) e presidente em três gestões (1951, 54 e 57) na filiada gaúcha. Em 1955, ocupou a presidência da SBP e foi indicado patrono da cadeira 12 de seu Conselho Acadêmico.