carregando...

Jairo Valle (1970/71): neuropediatra do Hospital dos Servidores

Jairo Rodrigues Valle nasceu em 1920 e cresceu na região de Araxá (MG). Estudou Medicina no Rio de Janeiro e, no quarto ano da faculdade, foi convocado pelo Exército para a Segunda Guerra. Formou-se em 1944 e logo começou a trabalhar no serviço de Pediatria da Policlínica de Botafogo, sob a orientação de Torres Barbosa e Álvaro de Aguiar.

Sua relação profissional com Torres Barbosa levou-o à Residência no Instituto Fernandes Figueira e ao curso de especialização em Pediatria do Departamento Nacional da Criança. Em 1947, passou no concurso para a primeira equipe de residentes de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), considerado um dos melhores da América do Sul da época. Alguns anos depois, tornou-se médico assistente do Serviço de Pediatria dirigido por Torres Barbosa.

Graças ao bom trabalho no Hospital dos Servidores e ao crédito de confiança obtido junto a Torres Barbosa, Jairo Valle conseguiu estudar no Hospital de Crianças da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Em pouco tempo, com o apoio da Kellog Foundation especializou-se em Neuropediatria. De volta ao Brasil, foi nomeado chefe da Clínica Neuropediátrica do Hospital dos Servidores e abriu um consultório particular de Pediatria Clínica. Com a saída de Torres Barbosa, tornou-se o chefe do Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores.

Em 1970, foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria. Com a ajuda de Fernando Fonseca, funcionário da SBP que conhecia todos os filiados pelo nome, começou a mudar o Estatuto Jurídico da entidade e profissionalizou a Tesouraria, contratando um contador para o departamento. Sob sua presidência, a SBP foi declarada de utilidade pública e implantou o primeiro concurso de especialista em Pediatria. Com o tempo, esse exame escrito e prático recebeu contribuições das sociedades de Pediatria filiadas, tornando-se um concurso nacional.