carregando...

Leonel Gonzaga (1935): pioneiro da Pediatria 

Leonel Gonzaga Pereira da Fonseca nasceu em Pitanguy (MG), no ano de 1885, e graduou-se pela Faculdade Nacional de Medicina em 1908.

Destacou-se nas áreas da Gestão, especialmente em Saúde Escolar, e no Magistério. Lecionou na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, na qual chegou o cargo de chefe do Laboratório da Cátedra de Pediatria, em 1917.

Trabalhou entre 1916 e 1955 como Inspetor Médico Escolar da Prefeitura do Distrito Federal. Nesse período, fundou o Serviço de Saúde Pública e os distritos médicos pedagógicos. Além disso, implantou o programa de merenda escolar nas escolas primárias, participou da fundação do Sindicato Médico Brasileiro (1927) e dirigiu o Instituto de Educação (1942).

Sua produção bibliográfica aborda principalmente a alimentação e higiene da criança e da lactante. Antitabagista, travou acirrada luta contra o hábito de fumar entre as gestantes.

Em 1955, recebeu o título de professor honorário da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil.

Leonel Gonzaga compõe – com Moncorvo Filho, Luis Pedro Barbosa, Olympio Olinto e Fernandes Figueira – o seleto grupo de médicos pioneiros que contribuiu para o início da Pediatria brasileira e para a criação da Sociedade Brasileira de Pediatria.