carregando...

pergunte-especialista2017

Departamento de Oncologia

Quando devemos pensar na possibilidade de câncer, em uma criança com anemia?

Prezada Antonia

À avaliação de uma criança com anemia, deve-se partir do princípio que anemia é um diagnóstico sindrômico. Portanto, deve-se sempre procurar outros sinais e sintomas, para se chegar à etiologia da anemia.

Veja a resposta na íntegra.


Departamento de Oncologia

Quando devemos pensar na possibilidade de câncer, na avaliação de paciente com linfonodomegalia periférica?

Prezada colega,

O tecido linfoide aumenta rapidamente na infância, alcançando dimensões do adulto em torno dos seis anos de idade. O pico máximo de crescimento ocorre no período pré-puberal, sofrendo involução posteriormente.

Veja a resposta na íntegra.


Departamento de Toxicologia

Sou pediatra, com muitos anos de atuação no atendimento de emergência. Frequentemente, recebo crianças que ingeriram medicamentos ou produtos de higiene e limpeza disponíveis em suas casas e tenho que decidir qual a melhor conduta inicial. Tenho lido nas referências mais recentes que a lavagem gástrica, que durante muito tempo foi o tratamento de escolha para estes casos, vem sendo progressivamente abandonada ou restrita a situações muito específicas. O que poderiam me informar sobre este tema?”

Prezado Colega Ivanildo,

Sua dúvida é muito procedente e procuraremos responder com os conhecimentos mais atuais sobre o assunto. A lavagem gástrica (LG) não tem demonstrado, após revisões sistemáticas de vários estudos, ser capaz de alterar a evolução ou desfecho de inúmeros pacientes intoxicados submetidos ao procedimento. Portanto, até o momento não há evidências suficientes de que a LG deva ser utilizada rotineiramente no manejo de intoxicações.

Veja a resposta na íntegra.


Departamento de Adolescência

Qual é a faixa etária de Atendimento do Pediatra? São os pediatras os médicos que, por excelência, devem atender os adolescentes?

Cara Dra Marci,

A criança e o adolescente são seres em crescimento e desenvolvimento, com peculiaridades biopsicossociais próprias, determinantes da necessidade de uma compreensão científica especial, que requerem metodologia própria no seu atendimento, conhecida dos que militam na especialidade de Pediatria.

Veja a resposta na íntegra.


Departamento Cardiologia

É necessário realizar ecocardiograma antes de administrar imunoglobulina em pacientes com suspeita de doença de Kawasaki?

Prezado Dr. Gerson,
Como membro do Departamento Científico de Cardiologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, sua correspondência foi enviada para mim.
Esta pergunta é realmente muito importante, já que o retardo na administração de imunoglobulina endovenosa (Ig-EV) na doença de Kawasaki pode implicar no acometimento grave das artérias coronárias.

Veja a resposta na íntegra.


Departamento Reumatologia 

Quando valorizar o FAN positivo?

Prezado Dr Eduardo,
Uma das razões mais comuns de encaminhamento ao consultório de reumatologia pediátrica é a positividade do teste de imunofluorescência do
Fator anti-núcleo (FAN) ou anticorpos anti-nucleares (AAN – que é a nomeclatura atual, ou ANA em inglês) em exame solicitado por queixas
musculoesqueléticas ou alterações não esperadas no hemograma do paciente.

Veja a resposta na íntegra.


Departamentos de Dermatologia, Endocrinologia e Alergia

Com relação a orientação de fotoproteção e considerando o risco de deficiência de vitamina D é correto orientar atividades físicas sem uso de medidas de proteção solar para manutenção dos níveis de vitamina D em crianças e adolescentes? 

Prezada Dra Ana Maria, 
Como Presidente do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, sua correspondência foi enviada para mim.
Considero sua pergunta muito importante e acredito que deve haver um consenso entre os diferentes Departamentos Científicos da SBP para uma correta orientação. Desta forma, esta é uma resposta conjunta dos Departamentos de Dermatologia, Endocrinologia, Alergia.

Veja a resposta na íntegra. 


Departamento de Endocrinologia

Está correto, realizar a dosagem da glicemia capilar em todas as crianças atendidas numa UPA, independente da queixa, com o objetivo de detecção precoce do diabetes melito?

Prezado Dr.,
Como Presidente do Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, sua correspondência foi enviada para mim.
Sua atitude de desejar diminuir os casos de não diagnóstico de crianças com diabetes melito tipo 1 (DM1) atendidos na Unidade de Saúde, pelo senhor coordenada, é louvável e merece nosso reconhecimento… 

Veja a resposta na íntegra. 


Departamento de Suporte Nutricional 

Quais são os critérios para indicar o tipo de sonda e seu posicionamento para alimentação enteral em pediatria? Quais os cuidados e complicações associadas a nutrição por sondas digestivas?

Prezado Dr.,
A escolha do acesso enteral deve ser baseada na condição clínica do paciente, na previsão do tempo de uso da terapia e na avaliação dos riscos de complicações. As sondas naso e orogástricas são recomendadas por curto período de tempo, enquanto que as ostomias são recomendadas quando a expectativa de terapia nutricional enteral exceder 6 a 8 semanas…

Veja a resposta na íntegra

 

envie-sua-pergunta