Espaço Preceptor


“Espaço Preceptor” é o link disponibilizado no site da SBP para que sejam divulgadas as experiências, opiniões e orientações referentes à Preceptoria de Pediatria de todo o país.

Como sabemos um grande número de Preceptores de Pediatria não tiveram ao longo de suas carreiras, por diversos motivos, um espaço mais aberto para a divulgação de seu trabalho e sua experiência. Os Preceptores de Pediatria são profissionais que se dedicam à formação de novos Pediatras tendo como única remuneração o compromisso e o prazer de ensinar, multiplicar e expandir o conhecimento acumulado, além de participar da inerente construção de conhecimentos novos por meio da atuação conjunta com os Residentes. Portanto, todo Pediatra que atua junto ao Residente de Pediatria, orientando, prestando atendimento a uma criança ou mesmo discutindo um caso clínico é um Preceptor de Pediatria.

O “Espaço Preceptor” permitirá a troca de informações e um processo de construção, através da SBP, de propostas de aprimoramento e de unificação dos Programas de Residência Médica em Pediatria – na medida do possível, diante da diversidade de situações e realidades.

E o desafio é grande. A partir de 2019 todos os programas deverão ser cursados em três anos e só teremos o ano de 2018 pra nos adaptarmos. Se considerarmos que necessitamos inserir os PCP no sisCNRM, tramitá-lo par recebermos a visita de credenciamento, o tempo é ainda menor.

Assim, procurando ajudar se necessário, a Diretoria de Ensino e Pesquisa da SBP deixará a disposição orientações para o preenchimento do PCP assim como dos Instrumentos de avaliação, visando auxiliar o Supervisor de Programa, tentando esclarecer alguns pontos de dificuldade na sua elaboração.

O conteúdo programático constante na Resolução nº 1 de 29 de dezembro de 2016, fica disponibilizado no item Conteúdos Programáticos para orientação na construção dos programas de Pediatria com três anos.

Ainda mais: ficam disponibilizados os conteúdos programáticos para as Áreas de Atuação feitas pelos Departamentos Científicos da SBP quando da adoção de dois anos para elas. Estes documentos facilitam o preenchimento dos PCP destas áreas enquanto se aguarda a publicação destas resoluções específicas pela CNRM (estas resoluções seguirão orientação da SBP).

Fique a vontade para no enviar dívidas. O encaminhamento das opiniões, sugestões, dúvidas etc, poderá ser feito através da aba CONTATO no menu acima, escolhendo “Preceptor” no campo “Assunto” . Todos os envios serão lidos, discutidos e respondidos. Esperamos, desta forma, colaborar para uma aproximação entre Preceptores distribuídos nos diferentes centros, estimulando a troca de experiências, discussões e propostas para transformações nos programas de Residência.

Nossa atenção estará sempre voltada para uma Pediatria de qualidade, construída com a participação de todos os Pediatras, visando garantir uma assistência com o padrão que desejamos para todas as nossas crianças.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110