carregando...

Palestrantes apontam falta de cuidados ao bebê como causa da violência no país

Saiu na imprensa 23/11/2016

agencia-senado

Publicado em 22 de novembro de 2016.

Na abertura da 9ª Semana de Valorização da Primeira Infância e da Cultura da Paz, nesta terça-feira (22), no Senado, o recado dado é que os Objetivos do Milênio propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) só serão atingidos se a sociedade compreender a importância dos cuidados maternos, principalmente nos primeiros mil dias de vida da criança, mas também até o 6º ano de idade. O resultado da falta dos cuidados iniciais ao bebê, segundo os palestrantes, é a violência que afeta o país.

(…) José Martins Filho, médico especializado em pediatria social e aleitamento materno, presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), utilizou vídeos para demonstrar o desenvolvimento do cérebro humano e destacar que a interação do bebê com a mãe e cuidadores é fundamental para seu desenvolvimento saudável. Já a criança que não recebe acalentamento, enfatizou, pode sofrer de “estresse tóxico precoce”.

(…) Além do ministro Osmar Terra, do senador José Medeiros e de Lisle Lucena, integraram a mesa de abertura o coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância, Claudius Seccon; o pediatra e assessor legislativo da Rede Nacional Primeira Infância, Vital Didonet; o conselheiro da Embaixada da França Alain Bourdon; e Sérgio Sarrubbo, representante da Sociedade Brasileira de Pediatria. Compareceram ainda ao evento o senador Waldemir Moka (PMDB- MS) e a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka.

Leia mais