carregando...

Filhos podem ganhar mais peso quando pais rotulam eles como ‘gordinhos’

Saiu na imprensa 20/02/2017

Estadao_saude

Publicado em 22 de fevereiro de 2017 – por Marcel Hartmann

Quando pais rotulam os filhos como acima do peso, a criança tem mais chances de, de fato, ganhar alguns quilos a mais. É o que mostra um estudo publicado neste mês no periódico Psychological Science, da Association for Psychological Science.

(…) Só comportamento não basta. A forma como a família lida com o sobrepeso infantil influencia, sim o peso da criança. Mas só isso não é suficiente. Fatores como má-alimentação em casa, falta de atividade física, predisposição genética, grande ganho de peso durante a gestação, não aleitamento materno e parto por cesárea também podem aumentar as chances de a criança ter, futuramente, sobrepeso, alerta o pediatra Mauro Fisberg, membro do departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. 

“A obesidade é uma doença bastante complexa e depende de múltiplos fatores. A imagem que os pais têm dos filhos pode influenciá-los a ficarem mais ansiosos, mas só isso não leva à obesidade”, ressalta. No entanto, a ansiedade pode levar a criança a colocar a comida em um altar de paz e segurança. “Ela pode comer mais porque se sente protegida pelo alimento até desencadear uma forma de defesa para que tenha, na alimentação, um porto seguro”, avalia.

Leia mais