carregando...

1º vice-presidente da SBP participa da abertura da primeira Jornada de Pediatria da Santa Casa, no Mato Grosso do Sul

SBP em Ação 11/04/2017
Drclovis-jornada
Dr. Clóvis Francisco Constantino elogiou os avanços alcançados e ressaltou a pertinência da jornada / Fotos: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Campo Grande

 

O 1º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clóvis Constantino, participou da abertura da 1ª Jornada de Pediatria, realizada pela Santa Casa de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Trata-se de evento voltado para pediatras e demais profissionais da saúde que lidam com a população infantil. O encontro integra a programação de atividades alusiva aos 100 anos do hospital, a ser celebrado em agosto deste ano.

A jornada aconteceu no auditório da OAB/MS (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul), na segunda semana de abril. Na abertura, o presidente da Santa Casa, dr. Esacheu Nascimento, anunciou a próxima conquista do hospital: a renovação no setor de pediatria. “Fizemos uma renovação do prédio para as comemorações deste ano. Já lançamos o selo dos correios, vinculado ao centenário, e agora o Brasil todo sabe da nossa existência. A próxima ação é uma reforma no setor de pediatria da Santa Casa. Vamos modernizar todo o setor, como fizemos em outros andares do hospital. Teremos mais 20 leitos de UTI e todas as enfermarias renovadas”, disse.

Dr. Clóvis Francisco Constantino elogiou os avanços alcançados e ressaltou a pertinência da jornada. “É uma satisfação muito grande participar deste evento. O trabalho do médico é cada vez mais multiprofissional. A assistência à saúde é cada vez mais multiprofissional e multidisciplinar. Este encontro é extremamente importante para nós, que somos profissionais da saúde, mas também para nossos pacientes que terão uma assistência muito melhor”, afirmou.

O diretor da SBP mostrou aos presentes o portal da SBP e falou sobre todos os eventos que a instituição realizará neste ano, dando ênfase ao 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontecerá de 10 a 14 de outubro, em Fortaleza (CE). Dr. Clóvis também apresentou os membros da atual diretoria da Sociedade e as propostas de gestão em andamento nesses nove meses, incluindo a chamada para novos associados, sejam médicos residentes ou em geral.

Em seguida, o dr. Daniel Becker, do Rio de Janeiro, ministrou a palestra “Nossos filhos do século XXI”, que teve como presidente da mesa a dra. Tânia Hildebrand, da Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul. Na sequência, aconteceu a mesa redonda “Infectologia Pediátrica – Uso racional de ATB”, com a dra. Lucylea Pompeu Muller Braga. Entre os temas da mesa estavam “Protocolo de ITU”, com o dr. Oreste Ferra Neto, “Protocolo de infecções de partes moles”, com a dra. Yvone Maia Brustoloni, e “Protocolo de Meningites”, com a dra. Carolina Neder dos Santos Pereira.

Das 11h às 11h30, aconteceu a miniconferência “Dermatologia pediátrica – Dermatoses na infância” com a presidente, dra. Patrícia Otto, e a conferencista, dra. Adriana Prazeres. Das 11h30 às 12h30, houve a segunda mesa-redonda “Pediatria do desenvolvimento – Autismo”, presidida pela dra. Andrea Weinmann. Os temas foram: “Diagnóstico”, com a dra. Karina Weinmann e “Abordagem Multidisciplinar”, com a dra. Cláudia Dantas.

No período da tarde, a partir das 14h, a programação seguiu com mais palestras, mesas-redondas e miniconferências com temas que estão presentes no dia a dia de quem trata da saúde de crianças e adolescentes. Durante a jornada, também se destacou A apresentação do coral infantil da Santa Casa de Campo Grande, em conjunto com o corpo musical da Polícia Militar, sob a regência do maestro Teófilo Rafael (com informações da assessoria de imprensa da Santa Casa/MS).