carregando...

27 presidentes de sociedades estaduais e nova diretoria da SBP participam de reunião em SP

SBP em Ação 11/08/2016

Conselho_sup2016-1

Uma reunião extraordinária do Conselho Superior marcou o segundo encontro oficial dos presidentes das 27 sociedades estaduais com a nova diretoria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) após a posse realizada em 4 de junho. O encontro aconteceu em São Paulo, em 5 de agosto (sexta-feira), e contou com a presença de cerca de 60 lideranças que, na oportunidade, expressaram sua satisfação em poder compor esse grupo. A presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, conduziu a reunião, que teve ampla participação.  

Um ponto de destaque na reunião extraordinária do Conselho Superior foi a aprovação, por unanimidade, do desmembramento do Departamento Científico (DC) de Nutrologia e Suporte Nutricional em dois Departamentos Científicos: o de Nutrologia e o de Suporte Nutricional. Com a mudança, as sociedades filiadas têm até o dia 19 de agosto para encaminhar sugestões de nomes para compor o recém-criado Departamento de Suporte Nutricional. Os currículos deverão ser encaminhados para o e-mail cientifico@sbp.com.br. A ficha de inscrição já está disponível no portal da SBP. 

FUSÃO - Também foi aprovada a fusão dos Departamentos Científicos de Medicina da Dor e Cuidados Paliativos, que agora passa a ser chamado de Medicina Paliativa. Ainda foi comunicado que o Departamento de Toxicologia, composto por cinco membros, continua recebendo indicações de nomes de especialistas, também até o dia 19 de agosto. 

O diretor dos Departamentos Científicos, dr. Dirceu Solé, apresentou a composição dos membros de todos os DCs, a qual está disponível no portal da SBP. Os presentes à reunião destacaram a representatividade regional destes departamentos contemplados pela participação de pediatras de todo o Brasil e ressaltaram sua importância para a especialidade. Dra Luciana enfatizou a importância dos departamentos para a criação de documentos científicos para os pediatras brasileiros e participação na programação dos congressos.

Até o momento, há 238 membros participantes nos diferentes Departamentos Científicos da Sociedade. No dia 27 de agosto, em Salvador (BA), os presidentes dos DCs participarão de uma grande reunião para discutir as propostas de trabalho para o triênio 2016-2018. Uma das tarefas que foi solicitada pelo Dr Solé a cada um foi a indicação de sugestões de temas para o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria. 

CONSELHO CURADOR – Ainda na reunião extraordinária do Conselho Superior, a presidente Dra. Luciana Rodrigues Silva comunicou aos presentes a composição do Conselho Curador da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP), que havia sido empossada na véspera (4 de agosto). O grupo é integrado pelos especialistas Nelson Augusto Rosário Filho (PR), Conceição Aparecida de Mattos Segre (SP), Paulo Tadeu de Mattos Pereira Poggiali (MG), Elena Marta Amaral dos Santos (AM), José Fernando Maia Vinagre (MT), Themis Reverbel da Silveira (RS), Helena Maria Correa de Sousa Vieira (SC), Gunnar Alexei Riediger (GSK Ltda.), Daniela Manole (Editora Manole), Cláudia Gasparian (Nestlé). Na presidência da FSPB, ficou o Dr Sérgio Antônio Bastos Sarrubbo, de São Paulo. 

Também foi anunciada a lista de nomes que formam o Conselho Fiscal: os pediatras Hans Walter Ferreira Greve (titular), Cláudio Leone (titular), Joel Alves Lamounier (titular), Gilda Porta (suplente) e Maria Fernanda Branco Almeida (suplente). A Diretoria-executiva da FSBP é integrada por Luciana Rodrigues Silva (BA), Fernando Antônio Castro Barreiro (BA), Clóvis Francisco Constantino (diretor-secretário) e Ana Cristina Ribeiro Zollner (diretora-financeira). 

A presidente da SBP frisou que o Conselho Curador “é formado por uma grande equipe, com membros de reconhecido valor para a pediatria brasileira”. De acordo com a Dra. Luciana Rodrigues Silva, muitos aspectos importantes em prol das crianças, dos pediatras e da valorização da pediatria serão discutidos, com desdobramentos de relevância para a sociedade e a medicina. 

“A Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria é uma estrutura que foi criada com o objetivo de permitir à SBP o exercício pleno de suas atividades, contando com uma equipe, entusiasmada e em perfeito alinhamento com os princípios da nova diretoria da Sociedade”, destacou o Dr. Sérgio Sarrubbo.