carregando...

Artigo de diretores da SBP atinge mais de um milhão de leitores

SBP em Ação 26/09/2016

canstockphoto4695473

Mais de um milhão de brasileiros foram impactados pela publicação do artigo “Pela saúde de nossas crianças”, assinado pela presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, e pelo secretário-executivo da entidade, dr Sidnei Ferreira. O texto foi distribuído pela área de comunicação da Sociedade Brasileira de Pediatria e teve acolhida positiva por alguns dos principais jornais brasileiros. O cálculo de impacto foi feito com base em dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), que audita os veículos da área.

No texto, os autores apresentam dados que testemunham as precárias condições nos postos de saúde da rede pública que colocam em risco a qualidade do exercício da medicina e do atendimento da população. De acordo com as fiscalizações realizadas pelos Conselhos de Medicina, em 2015, das 1.266 UBSs vistoriadas 739 (58%) apresentavam mais de 30 itens em desconformidade com o estabelecido pelas normas legais em vigor.

“Sob a responsabilidade dos atuais gestores deixaram de cumprir exigências criadas pelo próprio Ministério da Saúde. O descaso transparece em contextos incompatíveis com a dignidade humana e a responsabilidade técnica. Em 41% das unidades não havia um negatoscópio (aparelho para avaliar uma radiografia) e a falta de estetoscópio foi registrada em 23% das fiscalizações. A precariedade das instalações em locais onde a limpeza é fundamental também foi percebida. Em 3% das UBS visitadas não havia sanitários para os funcionários; em 8% faltavam pias ou lavados; sabonete líquido e papel toalha eram itens faltantes em 16% das unidades”, citam os autores no artigo. 

O artigo foi reproduzido em espaços nobres de opinião dos jornais O Estado de Minas (MG), O Popular (GO), A Gazeta (ES), O Diário do Povo (CE), Folha de Londrina (PR), Correio da Bahia (BA), O Rio Branco (AC), Jornal do Dia (PI), Folha de Boa Vista (RR) e A Tribuna (RN). “Isso demonstra a relevância de nossa argumentação. Ao oferecer graciosamente palanque para a apresentação de nossos pontos de vistas, estes veículos de comunicação confirmam a credibilidade que Sociedade Brasileira de Pediatria possui junto à sociedade”, disse dra Luciana Rodrigues Silva. 

A exposição alcançada deve se reproduzir em outros momentos ao longo dos próximos meses. Com a posse da nova gestão na SBP, está sendo desenvolvido um plano estratégico que elegeu a comunicação como um dos temas prioritários. “Pretendemos aprimorar nossos canais internos de diálogo com os associados, com melhorias no site, nos boletins online e nas nossas redes sociais, e também inaugurar novas pontes com a população não médica. É preciso apresentar nossas pautas de reivindicação e buscar novos aliados no esforço para melhorar as condições de trabalho e de atendimento”, citou dr Sidnei Ferreira. 

“A pediatria é uma das especialidades que mais sofre com esta situação que beira o surreal. No Brasil, há 35 mil especialistas na área. Pouco mais de 70% deles atuam na rede pública, principalmente nesta rede que carece de quase tudo. Mesmo assim, num contexto completamente adverso, eles têm se desdobrado para oferecer às crianças e adolescentes o mínimo do que precisam.   Em nome da saúde e do bem-estar dos jovens brasileiros esta realidade deve ser transformada com urgência. Neste contexto, a assistência pediátrica de qualidade tem que ser vista como prioridade, pois se ocupa fundamentalmente daqueles que, mais que todos, precisam de um Governo que respeite a cidadania”, diz o texto dos diretores da SBP.

Confira os espaços conquistados nos principais veículos de imprensa do Brasil: 

Data

Título

Veículo

05/08/2016

Pela saúde de nossas crianças (Artigo)

ESTADO DE MINAS – MG [MG]

05/08/2016

Pela saúde das crianças (Artigo)

O POPULAR – GO [GO]

10/08/2016

Risco Pediátrico

CORREIO DA BAHIA – [BA]

10/08/2016

Luciana Rodrigues e Sidnei Ferreira: risco pediátrico

CORREIO24HORAS – [BA]

20/08/2016

Pela saúde das crianças (Artigo)

TRIBUNA DO NORTE [RN]

23/08/2016

Pela saúde das crianças

JORNAL DO DIA [PI]

29/08/2016

Pela saúde das crianças (Artigo)

A GAZETA [ES]

30/08/2016

Pela saúde das crianças

O RIO BRANCO – AC

31/08/2016

Pela saúde das crianças

FOLHA DE BOA VISTA – RR

06/09/2016

Pela saúde das crianças (Artigo)

DIÁRIO DO POVO [PI]

13/09/2016

Pela saúde das nossas crianças (Artigo)

FOLHA DE LONDRINA – PR [PR]