carregando...

Cardiologia Pediátrica será o tema da primeira aula do Programa de Atualização Continuada à Distância da SBP em 2017

17/05/2017

canstockphoto23942775 (1)

Na próxima segunda-feira (22) acontecerá a primeira aula de 2017 do Programa de Atualização Continuada à Distância (EAD) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).  A área abordada será a de Cardiologia Pediátrica. O projeto visa os associados em dia com a SBP e é válido para a atualização dos títulos e certificados pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA).

Os temas abordados serão a Doença de Kasawaki – principal causa de cardiopatia adquirida nos países industrializados, e o pediatra é responsável por suspeitar e fazer o diagnóstico o mais precocemente possível – e a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) – não é um quadro raro em crianças, mas há uma dificuldade dos pediatras em fazer o diagnóstico, entender a fisiopatologia e o tratamento deste quadro. Nos dois tópicos serão abordados os diagnósticos, fisiopatologia e o tratamento.

A dra. Patrícia Bairros, membro do Departamento Científico de Cardiologia da SBP, alerta para a importância de os pediatras saberem diagnosticar e estarem bem informados sobre as duas doenças. “A Doença de Kasawaki, se não for tratada corretamente nos dez primeiros dias do início dos sintomas, pode levar a formação de vasculite e aneurismas das artérias coronárias em 20% a 25% das crianças. E, se houver falha no diagnóstico da Insuficiência Cardíaca, pode levar à morte”, explica.

INFORMAÇÕES

Dia 22 de maio (segunda-feira), às 20h, com transmissão ao vivo.

PALESTRANTE

Dra. Patrícia Martins Moura Bairros, membro do Departamento Científico de Cardiologia da SBP.

TEMAS

- ICC: Insuficiência cardíaca congestiva

- Doença de Kawasaki

 

PARTICIPAÇÃO – Para ter acesso à aula, basta o associado estar em dia com suas obrigações com a entidade, acessar sua conta e entrar aqui. Após isso, é só fazer a inscrição nas aulas desejadas.

O acesso também é possível via aplicativo, que permite que as aulas sejam assistidas em dispositivos móveis. O app está disponível gratuitamente para iOS e Android, basta buscar por SBP EAD WebCast na App Store ou na Play Store.

Uma semana após a transmissão das aulas é possível encontrá-las, com os materiais utilizados (slides), na Biblioteca Virtual (BV). Dessa forma, o associado consegue acessar às 143 palestras já feitas a qualquer momento e em qualquer lugar e revê-las quantas vezes quiser.

O Programa EAD conta pontos para a atualização dos títulos e certificados pela CNA. Para conseguir a pontuação, o aluno deve realizar os pós-testes, ao final das aulas ao vivo, e receber a média sete em cada um, com 70% de aprovação no semestre.