carregando...

Com lançamento do 2º Curso de Pediatria, nova gestão da SBP confirma compromisso com a educação continuada dos especialistas

SBP em Ação 28/10/2016

curso-pediatria2016

Um novo esforço e importante em prol da educação médica no País será lançado nas próximas semanas, graças à continuidade de parceria entre a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Manole Educação. No dia 2 de novembro, em Fortaleza (CE), durante a abertura do 19º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica, será apresentado ao público curso desenvolvido especialmente para atender às necessidades dos profissionais e estudantes de medicina interessados na oferta de cuidados pediátricos.

A expectativa é de que a iniciativa beneficie mais de seis mil pediatras, professores, residentes e alunos de graduação, permitindo-lhes aumentar seus conhecimentos de forma a aperfeiçoar o atendimento de crianças e adolescentes. “Esse é um curso totalmente online, que traz, como novidades, as apresentações de casos clínicos, fórum de dúvidas com acompanhamento de tutor, sugestão de bibliografia relacionada e exercícios práticos para que o aluno possa testar os seus conhecimentos”, explicou a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva.

Ela é uma das coordenadoras deste projeto, juntamente com o 2º- vice-presidente da entidade, dr Edson Liberal, e Ekaterini Simões Goudouris, doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES-UFRJ e presidente do grupo de assessoria em Imunodeficiências Primárias (IDP) da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) desde janeiro de 2015. Em vídeo, já disponível na internet, a dra Luciana Rodrigues e o dr Edson Liberal apresentam em detalhes o 2º Curso de Pediatria e convidam os interessados a se inscreverem e acompanharem a atividade que dialoga com o compromisso da atual gestão da SBP com a promoção do conhecimento e a valorização da educação continuada.

Assista a mensagem de vídeo preparada pelos coordenadores do curso.

 

TRATADO DE PEDIATRIA - Segundo dra Luciana, a formação, direcionada aos pediatras, residentes da especialidade e alunos de graduação em medicina interessados na área, foi desenvolvida de modo a promover a atualização de todos. O 2º Curso de Pediatria tem como base o Tratado de Pediatria, que está em sua 3ª edição, e tem como objetivos preparar, educar e capacitar os participantes com a contribuição ativa de renomados mestres dos Departamentos Científicos da SBP.

Para o dr Edson Liberal, os temas discutidos são indispensáveis à boa formação do pediatra, levando o aluno ao conhecimento pleno das habilidades necessárias ao novo currículo da pediatria e preparando-o para o dia-a-dia da especialidade. Entre as características que se destacam nessa formação é o formato didático, que facilita o aprendizado e estimula a participação, e a interação eficaz entre teoria e prática, pelo uso adequado de exercícios de raciocínio clínico, fundamentais para o exercício da medicina.

METODOLOGIA – A diretora da parceira da SBP neste projeto, Daniela Manole, contabiliza mais de três mil alunos na primeira edição do Curso de Pediatria, lançado em 2014. Sua expectativa é de que este número aumente consideravelmente, podendo chegar a mais de seis mil inscritos nesta nova etapa.  Segundo ela relatou, a iniciativa – ancorada nas ações conjuntas da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Manole Editora – configura um sucesso para ambas as instituições.

Organizado em 30 módulos, com carga horária de 360 horas, o 2º Curso de Pediatria abrangerá temas relacionados às situações mais prevalentes no cotidiano do atendimento na especialidade.  Cada módulo será composto por caso clínico, videoaula, exercícios e leitura de bibliografia relacionada. O aluno tem acesso a todo o material, quantas vezes desejar, durante o período do curso. Além disso, no início de cada aula, será apresentado vídeo animado com as habilidades esperadas dos alunos para o assunto em questão.

CONTEÚDOS RELEVANTES – Os conteúdos abrangerão áreas de extrema utilidade, como infectologia, emergência, segurança, adolescência, cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, nefrologia, ginecologia, odontopediatria, medicina paliativa, dentre outras. Tudo tratado com a ajuda de exposições novas e atualizadas, construídas a partir da prática cotidiana em consultórios e hospitais, que contarão com o suporte de fóruns de discussão (com tutoria), exercícios, discussões sobre casos clínicos e apresentação de habilidades a serem trabalhadas.

“Quando fizemos o planejamento pedagógico dessa nova edição do curso, em conjunto com os coordenadores da SBP, levamos em consideração o novo currículo global do GPEC – Currículo Global da Pediatria – e incorporamos todos os conteúdos para que o aluno possa se atualizar sobre esse novo modelo de formação”, explica Daniela Manole.  

Um ponto relevante a ser destacado é que os alunos que tiverem o aproveitamento desejável e participarem de todas as atividades receberão o certificado de um curso de 360 horas pela SBP. Todos os especialistas receberão pontuação, que será enviada à Comissão Nacional de Acreditação (CNA).  O curso terá início, efetivamente, a partir do dia 6 de março de 2017, sendo que as videoaulas ficarão disponíveis até 31 de dezembro de 2018. No entanto, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Manole Editora. Para os interessados em já fazer parte desta experiência, basta acessar aqui.