carregando...

Definido o tema para a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2017, que contará com o apoio da SBP

SBP em Ação 14/02/2017

canstockphoto17291915

 

“Trabalhar juntos para o bem comum”. Esse será o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2017, prevista para acontecer nos primeiros dias de agosto e que, desde há 10 anos, tem contado com a parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Com isso, a entidade tem colaborado com o Ministério da Saúde na promoção de atividades que marquem a data em nível nacional.

 Para a dra. Amal Omer-Salim, codiretora-executiva da Aliança Mundial para as Ações de Aleitamento Materno (Waba), as atividades da Semana do Aleitamento Materno, em nível global, mostram a importância da sociedade, em especial dos médicos e outros profissionais da saúde, de “trabalhar juntos para identificar o que funciona e superar os desafios comuns na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno”.

 A Semana Mundial do Aleitamento Materno vem sendo comemorada desde 1992. A cada edição, uma temática relevante é selecionada para servir de mote para as diferentes atividades desenvolvidas no período. A importância do aleitamento materno exclusivo; a existência dos hospitais Amigo da Criança; o apoio ao aleitamento materno; o aleitamento materno para a mulher trabalhadora; a amamentação no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis; integram a lista de assuntos já abordados.

 Dra_ElsaPara a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Maternos da SBP, dra Elsa Giuliani (à direita na foto), nesta aliança, a presença do pediatra é fundamental, pois, com frequência, são os profissionais a quem as mães e suas famílias recorrem quando enfrentam dificuldades para iniciar e manter a amamentação. “Mas, para poder apoiar essas mães e famílias, os pediatras têm que estar preparados, o que nem sempre ocorre. Atitudes positivas, conhecimentos e habilidades relacionadas ao aleitamento materno são indispensáveis”, explicou.

 Ao longo dos anos, a SBP vem reconhecendo a importância do aleitamento materno e a necessidade de promoção da atualização do pediatra com respeito ao tema. Em agosto de 2016, a entidade veiculou o boletim AmamentAÇÃO, com conteúdo relevante, como sínteses de artigos da série do Lancet dedicado ao Aleitamento Materno, bem como de outros textos que a subsidiaram. Tudo também foi compilado em um suplemento da revista Acta Paediatrica, publicado em dezembro de 2015.

 ACESSE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DO AMAMENTAÇÃO

ACESSE AQUI PARA LER O ARTIGO 1 DA LANCET

ACESSE AQUI PARA LER O ARTIGO 2 DA LANCET

Como parte do esforço contínuo de dar visibilidade a este gesto simples, mas com repercussões para toda a vida do recém-nascido, a SBP já prevê várias iniciativas, que serão implementadas ainda nesta gestão. Dentre elas, destacam-se o I Simpósio de Aleitamento Materno da SBP, que ocorrerá junto ao Congresso Brasileiro de Pediatria, de 10 a 14 de outubro de 2017, em Fortaleza (CE).

 ACESSE AQUI PARA VER O TEMÁRIO PRELIMINAR DO 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE PEDIATRIA

 Na oportunidade, a programação prevê dois dias dedicados à apresentação, análise e debate sobre diversos aspectos relacionados ao aleitamento materno. “Procuramos priorizar as situações mais comuns no cotidiano do pediatra e também abordar as últimas novidades relacionadas ao assunto, como a importância do leite materno para o microbioma saudável intestinal da criança, favorecendo a imunidade e o desenvolvimento cerebral”, lembrou a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva.

 Durante o I Simpósio de Aleitamento Materno da SBP também devem ocorrer discussões de casos e a criação de um espaço no qual os pediatras participantes poderão apresentar suas próprias experiências. Dentre os palestrantes, estão previstos especialistas renomados do Brasil e do exterior para contribuir com as abordagens a serem realizadas. “Afinal, como destaca o tema da próxima Semana Mundial do Aleitamento Materno, temos que trabalhar juntos”, ressaltou a dra Elsa Giuliani.