carregando...

Diretoria-executiva da SBP e presidentes de filiadas fazem balanço dos 12 primeiros meses da atual gestão

SBP em Ação 06/06/2017
conselho-superior2017
No encontro, a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, lembrou a importância da união de esforços / Fotos: assessoria de imprensa SBP

Apoio solidário, prevenção à violência contra os médicos, gravidez sem álcool: esses foram alguns dos temas discutidos durante reunião da diretoria-executiva da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com os presidentes das 27 filiadas da entidade nacional. O encontro foi espaço para apresentação de balanço das ações coordenadas pela atual gestão da SBP, desde que tomou posse em junho de 2016, e para traçar as ações e metas para os próximos seis meses. 

No encontro, a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, lembrou a importância da união de esforços: “Para que todas as ações tenham a amplitude que queremos, é importante que todos os presidentes de filiadas atuem de maneira integrada”, enfatizou. 

Ela ainda pediu o empenho de cada filiada na ampliação do número de membros da SBP e no aumento da interlocução entre as entidades estaduais para formar uma rede da pediatria brasileira. Exemplo desse trabalho coordenado já acontece entre as Sociedades de Pediatria do Rio Grande do Sul e de Goiás, que trocam experiências nos campos administrativo/gerencial e de relacionamento com os pediatras. 

AÇÕES DAS FILIADAS – A reunião, no Rio de Janeiro, proporcionou também oportunidade para que filiadas compartilhassem experiências. O presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), dr. Christian Müller, apresentou a campanha “Pediatra Solidário”, realizada por sua entidade. O trabalho de cunho voluntário oferece suporte em assistência a pacientes em situação de vulnerabilidade. “Esse é um projeto que visa à adesão de instituições sem fins lucrativos, vinculadas ao projeto, e que cuidam de crianças e adolescentes, de acordo com as normas previstas no edital”, explicou, solicitando que o projeto seja replicado em outros estados. 

Por sua vez, o presidente da Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), dr. Edson Carvalho de Souza, apresentou a campanha “Pelo Nascimento Seguro”, cuja proposta é alertar gestantes e população sobre todos os cuidados necessários na assistência no momento do nascimento. “É nossa luta constante que em toda sala de parto tenha a presença de um pediatra. Isso é indispensável para qualquer criança”, frisou. 

Em seguida, o presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, dr. Cláudio Barsanti, trouxe detalhes sobre iniciativas realizadas no Estado, como a campanha “Gravidez sem álcool” e a prevenção aos casos de violência contra os pediatras, que levou à criação do Núcleo de Gestão em Pediatria, com a participação de pediatras de hospitais públicos e privados do estado. Juntamente com a SPSP, eles discutem propostas para prevenir esses episódios. 

“Seis a cada dez pediatras já sofreram algum tipo de agressão e cerca de 58% já enfrentaram alguma ação judicial ou administrativa. Ou seja, é importante a participação de todas as filiadas, capitaneada pela Brasileira, para que possamos desenvolver ações”, destacou. 

PARTICIPANTES – Além de dra. Luciana Silva, participaram da reunião os seguintes membros da diretoria-executiva da SBP: dr. Clóvis Constantino, 1º vice-presidente; dr. Edson Liberal, 2º vice-presidente; dr. Sidnei Ferreira, secretário-geral; dra. Maria Tereza Costa, diretora financeira; dr Cláudio Hoineff (1º secretário); dra Fátima Lindoso (3ª diretora-financeira); dr Darci Bonetto (Conselho Fiscal); dr Marun David Cury (Defesa Profissional e Assuntos Parlamentares); dr. Nelson Rosário ( Relações Internacionais); dra Ana Luiza Velloso da Paz Matos (Acompanhamento das Licenças Maternidade e Paternidade); dr Fernando Barreiro (Integração Regional); dra Helita Regina Azevedo (Residência e Estágios em Pediatria); dr Joel Lamounier(Ensino e Pesquisa); dra Lilian Sadeck (Cursos e Eventos); ; dra Maria Marluce Vilela (Qualificação e Certificação Profissional); dr Paulo César Guimarães e dr Ricardo Gurgel (Congressos e Simpósios); dra Anamaria Cavalcante e Silva (Coordenação Vigilasus); dr Bruno Paes Barreto (Coordenador da Regional Norte).