carregando...

Edifício Solar, berço da SBP, é palco de homenagem durante 18º Fórum da ABP

SBP em Ação 13/09/2016
forumABP-8
Dra. Luciana Silva, presidente da SBP, ao lado dos membros da ABP e das crianças do Coral da Pediatria Brasileira durante a inauguração da placa / Fotos: Vanessa Eyer

 

A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, juntamente com membros da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), inaugurou em 9 de setembro (sexta-feira), placa comemorativa pela fundação da entidade, no Edifício Solar, local onde funcionou sua primeira sede. A SBP começou suas atividades em 1910, por iniciativa do dr. Fernandes Figueira, em 1910.  A solenidade marcou o encerramento do 18º Fórum da ABP, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O Fórum, que teve início dia 8, foi marcado por um misto de história e emoção com as homenagens ao dr. Júlio Dickstein.  Na cerimônia de abertura, as crianças do Coral da ABP apresentaram as canções “Trenzinho caipira”, “Natureza distraída”, “Partida de futebol”, “Bicicleta” e “Se gente grande soubesse”. Para dra. Luciana Rodrigues Silva, foi “uma honra para a SBP e a ABP homenagear o acadêmico Júlio Dickstein, que é sinônimo de pediatria e dono de um legado de bondade, dedicação, amor e gratidão à profissão”, frisou.

Dr. Edson Liberal, 2º vice-presidente da SBP, afirmou que a realização do Fórum na cidade do Rio de Janeiro é um marco para a pediatria. “Resgatar esse momento tão importante para os acadêmicos que trabalharam e trabalham para a especialidade, juntando a capacidade dos integrantes da ABP com o local que deu início à SBP, tem uma relação direta e fundamental para que façamos o Fórum aqui”.

forumABP-9
Dra. Luciana Silva, presidente da SBP, ao lado dos membros da ABP