carregando...

Educação Continuada: CANP certifica 40 médicos em Manaus

SBP em Ação 30/11/2016

canp-AM

Mais 40 médicos foram capacitados no Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A certificação ocorreu Manaus (AM), entre os dias 25 e 26 de novembro, sob a coordenação dos instrutores dras. Silvana Benzecry e Adelma Figueiredo. A capacitação tem como objetivo discutir casos clínicos e orientar os pediatras sobre diversos aspectos da nutrição. 

“Foi uma excelente oportunidade de discutirmos a alimentação saudável para as nossas crianças, em um ambiente totalmente participativo e com grande adesão de médicos da nossa região”, comemora a dra. Elena Marta, presidente da Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped). 

Em cada edição são trabalhados temas voltados à prática da avaliação da condição nutricional; aleitamento materno; alimentação complementar; obesidade e síndrome metabólica; e seguimento ambulatorial do recém-nascido pré-termo. Os participantes também recebem instruções sobre a alimentação do pré-escolar, do escolar e do adolescente; alergia ao leite de vaca; desnutrição energético-protéica; e deficiência de micronutrientes. 

A cada ano, o CANP incorpora novas descobertas da área e reserva para 2017, muitas novidades estão previstas como a atualização das aulas e a organização do CANP 2, cujos módulos e textos já estão montados. A previsão de início é para março. O curso avançado será destinado aos que já realizaram o primeiro (Nutrição Básica) e abordará a situação de crianças com doenças relacionadas. 

De acordo com dra. Virgínia Weffort, presidente do Departamento Científico de Nutrologia da SBP, o CANP 2 tratará de temas como a “anemia ferropriva, alergia alimentar, dificuldades alimentares, dislipidemia, doença celíaca, doenças crônicas: hepatopatias, renal, cardiopata, intolerância à lactose, nutrição do neuropata, nutrição do prematuro, síndrome metabólica e discussão de casos de alergia, SM, neuropata e dificuldade alimentar”, enumera a coordenadora. 

MAIS DE 400 FORMADOS EM 2016 – Só em 2016, quase 400 pediatras participaram de uma das 18 edições realizadas. Neste ano, os cursos ocorreram em Uberaba (MG), Belém (PA), Ji-paraná (RO), Maceió (AL), Macapá (AP), Joinville (SC), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Brasília (DF), Montes Claros (MG), duas edições em Porto Alegre (RS), Belém (PA), Salvador (BA), São Luís (MA), Ribeirão Preto (SP) e Manaus (AM). 

A próxima edição do CANP acontecerá em Altamira (PA), nos dias 9 e 10 de dezembro, sob a coordenação dos drs. Joel Lamounier e Maria Helena Simões.  Desde 2011, o Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica da SBP já treinou mais de dois mil pediatras, em quase 50 cidades de todas as regiões do País. Os interessados em receber o treinamento em sua cidade devem fazer o pedido à filiada da SBP no respectivo estado, às quais repassarão o pedido à Sociedade Brasileira.