carregando...

Em Teresina (PI), SBP capacita mais de 40 médicos em nutrologia pediátrica

SBP em Ação 23/08/2016
CANP PIAUÍ-1
Alunos do CANP no Piauí

 

Durante dois dias, mais de 40 médicos, incluindo residentes, de Teresina (PI), discutiram casos clínicos e receberam orientações sobre diversos aspectos da nutrição. O curso, ministrado na Maternidade Dona Evangelina Rosa, terminou nessa sexta-feira (19), pontuando mais uma edição do Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A condução da atividade ficou a cargo da coordenadora dra. Virgínia Weffort e do tutor dr. Joel Lamounier.

Dentre os assuntos contemplados no programa, que anualmente incorpora novas descobertas da área, estão a avaliação da condição nutricional; aleitamento materno; alimentação complementar; obesidade e síndrome metabólica; e seguimento ambulatorial do recém-nascido pré-termo.

Além destes temas, os participantes receberam ainda instruções sobre a alimentação do pré-escolar, do escolar e do adolescente; alergia ao leite de vaca; desnutrição energético-protéica; e deficiência de micronutrientes.

NOVIDADES – De acordo com a dra. Virgínia, as próximas edições do Curso não devem ficar restritas apenas às capitais, mas será oferecido também no interior dos estados.

Além disso, a coordenadora quer ampliar o programa, com o CANP 2 (Avançado) destinado aos que já realizaram o primeiro (Nutrição básica), e que abordará a situação de crianças com doenças relacionadas, como as gastrointestinais, além daquelas que sofrem com neuropatias, cardiopatias, dentre outras.

Segundo o dr. Joel, as edições do CANP “são uma ótima oportunidade de diálogo e esclarecimento de dúvidas”. Ele enfatizou ainda que o canal de interação continua aberto com a SBP e as dúvidas podem ser enviadas ao Departamento Científico de Nutrologia.

PRÓXIMAS EDIÇÕES – Ao menos quatro outras edições do CANP estão previstas para o mês de setembro. Entre os dias 2 e 3, o curso será em Porto Alegre (RS),  3 e 4, a capacitação acontecerá em Brasília (DF); entre os dias 9 e 10, Montes Claros (MG) recebe a equipe de treinamento; em Santarém (PA) o curso será realizado nos dias 23 e 24; e em Belém (PA) o encontro acontecerá no dia 27.

Desde 2011, o Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica da SBP já treinou mais de dois mil pediatras em quase 50 cidades de todas as regiões do País. Os interessados em receber o treinamento em sua cidade devem fazer o pedido à filiada da SBP no respectivo estado, às quais repassarão o pedido à Sociedade Brasileira.

Clique aqui para ver a agenda completa do CANP