carregando...

Faltam apenas duas semanas para o 14º Simpósio Brasileiro de Vacinas

SBP em Ação 09/06/2017

14vacinas2017A duas semanas do 14º Simpósio Brasileiro de Vacinas, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reforça o convite aos médicos, residentes, estudantes de medicina e demais interessados em participar do evento, que proporcionará atualização e amplo debate sobre as novas recomendações em vacinas na prática clínica. O Simpósio, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de junho, em Florianópolis (SC), tem inscrições com desconto abertas até esta sexta-feira (9) e os valores variam de acordo com as categorias disponíveis no site do evento (www.vacinas2017.com.br/inscrioes).

O Simpósio marca a criação do Departamento de Imunizações (DC) da SBP. “Diante de tantos avanços que vêm correndo nesta área, é um orgulho para a nossa gestão ter criado este Departamento e também poder promover este evento, que seguramente trará muitas novidades para os pediatras e especialistas brasileiros”, comemora a presidente da SBP, Dra. Luciana Silva.

Para o presidente do DC de Imunizações, dr. Renato Kfouri, é um privilégio estar à frente da organização do tradicional Simpósio Brasileiro de Vacinas. “Num cenário de constantes mudanças e desafios no campo das imunizações, preparamos uma programação científica de alto nível, contando com os mais renomados especialistas”, salienta.

Já a presidente do 14º Simpósio, dra. Sônia Maria de Faria, destaca que o atual lema da gestão da SBP (#Eu pediatra, cuidando do futuro do Brasil) aplica-se perfeitamente ao Simpósio, “considerando que vacinar a criança e o adolescente significa contribuir para o crescimento de uma população saudável, livre de uma série de doenças infecciosas atualmente imunopreveníveis”

PROGRAMAÇÃO – A programação desta edição trará os principais avanços em relação às vacinas. “O programa científico foi cuidadosamente elaborado com as informações mais recentes nesta área a serem abordadas por especialistas de renome nacional, e permite aos participantes a possibilidade de interação com pediatras das diversas regiões brasileiras”, ressalta a dra. Sônia.

PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA, CLIQUE AQUI.

Abrindo o evento, no dia 22 (quinta-feira), a mesa-redonda “Calendários”, traz as palestras ‘Calendário do PNI: presente e futuro’, com a dra. Carla Magda Domingues (DF); e o lançamento do ‘Calendário de Vacinação 2017 da SBP’, com o dr. Kfouri (SP). “Iremos abordar as recomendações do Ministério da Saúde, que neste ano passou a indicar a vacina HPV para os meninos, e introduziu a vacina de Meningite C para as crianças até os dois primeiros anos de vida e para os adolescentes até os 13 anos, entre outros estudos que estão sendo feitos para o desenvolvimento de vacinas para o Zika vírus, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), entre outras”, salienta o dr. Kfouri.

À tarde, outro importante debate será feito na mesa-redonda “Vacinação em gestantes como estratégia de proteção para o lactente”, em que serão discutidas as vacinas sobre Influenza, com o dr. Marion Burguer (PR); Coqueluche, ministrada pela dra. Analíria Moraes Pimentel (PE); e novas vacinas: VSR e Streptococo grupo B, com o palestrante dr. Eitan Naaman Berezin (SP).

“Este é um tema importante que vem avançando, com vistas à proteção das grávidas que automaticamente transferem a proteção para os seus bebês. Já temos algumas vacinas pré-estabelecidas e outras em desenvolvimento através desse princípio da vacinação preventiva”, comenta o dr. Kfouri.

A programação do dia ainda prevê a discussão sobre “Pneumococo”; “Meningococo”; “HPV”; “Dengue”, “Vacinação em situações especiais”; conferências sobre a “Situação atual da febre amarela no Brasil e no mundo”, com o dr. José Geraldo Leite Ribeiro (MG); e “Situação atual da caxumba no Brasil no mundo”, com a dra. Helena Keico Sato (SP), além de um Simpósio Satélite.