carregando...

Guia sobre abuso de álcool entre adolescentes, elaborado pela SBP, será destaque na TV Senado

SBP em Ação 24/03/2017

IMG-20170324-WA0009

O Guia Prático de Orientação: bebidas alcoólicas e prejuízos à saúde da criança e do adolescente, lançado em fevereiro pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), será destaque no programa Cidadania, da TV Senado, no próximo domingo (27/03). As conseqüências cognitivas e comportamentais do abuso de álcool na população dessa faixa etária foram detalhadas pelo membro do Conselho Curador da Fundação SBP, dr. José Fernando Vinagre.

ACESSE A ÍNTEGRA DO GUIA

Na oportunidade, ele destacou o crescimento do consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes e o uso cada vez mais precoce da substância. Ele também destacou a importância de uma regulamentação mais eficiente para as propagandas de bebidas, que sempre transmitem uma imagem irreal de sucesso, prazer, beleza e bem viver pelos usuários.

Questionado se a criação de leis não seria o caminho para impedir o aumento do uso de álcool por adolescentes, dr. Vinagre afirmou que o que falta “é a lei ser cumprida”, uma vez que já existe. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, vender ou oferecer bebida alcoólica para menores de 18 anos é crime que pode resultar em prisão, aplicação de multa e interdição do local de venda.

ABERTURA AO DIÁLOGO - Dr. Vinagre, no entanto, destacou que não cabe apenas ao poder público a tarefa de monitorar os adolescentes. Pais e pediatras precisam estar atentos aos sinais e abertos ao diálogo: “Mais que monitorar, é preciso que os pais dêem o exemplo”, afirma o pediatra em trecho da entrevista em que ressalta a importância dos pais não abusarem da bebida na frente dos filhos.

O pediatra fez questão de explicar que o esforço da SBP em produzir o guia não tem a intenção de condenar o consumo de álcool e sim o abuso de álcool entre adolescentes que podem sofrer conseqüências cognitivas como dificuldade de aprendizado.

O Guia Prático de Orientação destaca que 40% dos adolescentes brasileiros experimentaram álcool pela primeira vez entre 12 e 13 anos em casa. A maioria deles bebe entre familiares e amigos. O consumo antes dos 16 anos aumenta significativamente o risco de bem em excesso na idade adulta.

A entrevista que vai ao ar domingo (26/03), às 7h, e será reprisada nos seguintes dias: segunda-feira (27/03) – 20h30; terça-feira (28/03) – 7h30; quarta-feira (29/03) – 8h30; quinta-feira (30/03) – 13h; e sexta-feira (31/03) – 20h30.