carregando...

Lideranças da SBP esclarecem a população sobre a importância da vacinação de crianças e de adolescentes

SBP em Ação 25/05/2017

dr-clovis-vacina

Diretores da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) têm ajudado a esclarecer à população equívocos de entendimento sobre a importância de estar em dia com o calendário de vacinação de crianças e de adolescentes. Eles têm sido convidados para dar entrevistas em grandes veículos e canais de comunicação com o objetivo de reduzir estragos causados por boatos ou atitudes inadequadas de alguns indivíduos ou grupos organizados contrários a essa medida de prevenção.

O 1º vice-presidente da SBP, dr Clóvis Francisco Constantino, colaborou com reportagem exibida no Jornal da Band (TV Bandeirantes) no dia 23 (terça-feira). “Quem opta por não vacinar os filhos contra doenças graves passa a correr riscos individualmente e coletivamente pois coloca em risco os contactantes dessas crianças”, disse ele em rede nacional.

Na matéria, a emissora apresentou os casos de pais que decidiram suspender a vacinação de seus filhos por medo de expô-los a efeitos adversos ou a substâncias nocivas. No entanto, informou a jornalista Olívia Freitas, os adeptos dessa corrente desconsideram evidências dos problemas aos quais ficam suscetíveis, como o retorno de doenças que estão sob controle por conta da vacinação. Além disso, ignoram que essa prática está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente podendo ser, por isso, responsabilizados judicialmente.

ASSISTA À ÍNTEGRA DA REPORTAGEM DO JORNAL DA BAND

dr-sidnei-vacinaPor sua vez, o secretário-geral da SBP, dr Sidnei Ferreira, gravou participação no programa Diálogo Brasil (TV Brasil), que apresentará na semana que vem um especial sobre o movimento antivacinação que vem crescendo no país e os problemas causados pela sua postura. Além dele, outros especialistas e representantes do Ministério da Saúde foram chamados para falar sobre a importância da cobertura vacinal.

CONFIRA A PÁGINA DO PROGRAMA DIÁLOGO BRASIL

Ele também gravou depoimentos, abordando mitos e verdades sobre a vacinação e seus efeitos para a sociedade, para o canal do Governo no Facebook. Num vídeo curto, mas ágil, ele abordou questões como efeitos colaterais, qualidade das vacinas oferecidas na rede pública e a segurança dos insumos. “Não há motivo de os pais terem medo de vacinarem suas crianças”, disse.