carregando...

Rede Universitária de Telemedicina recebe prêmio por trabalho voltado à saúde da criança e do adolescente

SBP em Ação 29/11/2016

telemedicina

O Grupo de Interesse Especial (Special Interest Group, SIG, em inglês) da Saúde da Criança e do Adolescente da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) recebeu o prêmio Menção Honrosa na 3ª edição do Polycom Customer Success Award Brazil 2016. Dentre as mais de 30 organizações inscritas, o SIG, que atualmente congrega mais de 40 serviços de pediatria de hospitais universitários do Brasil e do exterior, foi um dos quatro finalistas selecionados. 

O SIG é coordenado pelos drs. Evelyn Eisenstein, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do Departamento de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Joaquim Freitas do Amaral, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Suzy Santana Cavalcante, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para nortear a escolha da comissão de jurados, composta por profissionais de Comunicação e de Tecnologia da Informação, foram utilizados critérios de “inovação da aplicação apresentada”, “benefícios proporcionados pela solução tecnológica” e “retorno do investimento” 

“No Brasil, a saúde da criança e do adolescente ainda não é percebida como assunto prioritário. Este prêmio é importante porque traz reconhecimento pelos muitos anos de compromisso e dedicação profissional de toda a equipe. Gostaria de dividi-lo com todas as instituições que fazem parte desse trabalho”, comemora a dra. Evelyn Eisenstein.  Ao longo de dez anos, mais de 90 videoconferências já foram apresentadas pelo SIG por meio da plataforma de vídeo colaboração. 

“Para o próximo biênio, nosso objetivo é ampliar a rede de parceiros, tanto no cenário internacional, com novos colaboradores da América Latina e da Comunidade de Países da Língua Portuguesa, quanto no Brasil, desenvolvendo um trabalho em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pediatria e suas filiadas”, comenta a dra. Evelyn. 

O vice-presidente da Polycom, Pierre Rodríguez, ressaltou o excepcional trabalho desenvolvido pelo grupo. “As crianças têm sido diretamente acolhidas pela atuação colaborativa do SIG da Criança e do Adolescente, da RUTE. Esse é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para integrar profissionais de diversas instituições em benefício de um objetivo comum”, salientou ele.