carregando...

Rio de Janeiro recebe Congresso Brasileiro de Pediatria

SBP em Ação 21/01/2015

37 Congresso Brasileiro de Pediatria

“Saúde, educação e esporte” é o tema central do 37º Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 12 a 16 de outubro. “É muito bom que os olhos do mundo, voltados para a cidade em virtude de tantos acontecimentos internacionais e que aguardam as Olimpíadas, fiquem mais atentos para a qualidade de vida de crianças e adolescentes”, salienta Edson Liberal, presidente do maior evento da SBP e também da filiada anfitriã, a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj).

A programação científica será “abrangente”, com palestras e mesas-redondas sobre as mais recentes descobertas da medicina baseada em evidências, com “aplicação na prática diária do pediatra”, adianta o diretor de Cursos e Eventos da SBP, Ercio Amaro  Filho. “Discutiremos também os relevantes assuntos de interesse das áreas de atuação da pediatria”, frisa o dr. Edson. Estão entre os exemplos, temas como “genética nos distúrbios comportamentais”, “novos anti-histamínicos”, “quando pensar em imunodeficiências primárias”, “o que há de novo no tratamento da insuficiência cardíaca na criança e no adolescente”, “doenças emergentes”, “a origem perinatal das doenças da idade adulta e como preveni-las”, “quando pensar em câncer”, “a nova epidemia de coqueluche”, “novos desafios da puericultura”, “o adolescente com doenças crônicas”.

Dr. Eduardo Vaz informa também que ocorrerá o I Fórum Internacional de Educação Pediátrica, reunindo lideranças de diferentes regiões do Brasil e de vários países, com destaque para os do Cone Sul, de  Portugal e da Espanha, além de dirigentes do Global Pediatric Education Consortium (GPEC) – a aliança mundial que representa mais de 50 países e é integrada pela SBP.  “Vamos discutir a nova formação, que já começa a ser implantada no Brasil, na Argentina e no Paraguai”, afirma.  O conteúdo do Congresso já foi pensando “com a lógica do novo currículo internacional elaborado pelo Consórcio”, acrescenta o dr. Ercio.

Os trabalhos científicos poderão ser apresentados até 19 de julho e as normas já estão disponíveis. O programa completo do Congresso será divulgado em breve. Leia a mensagem do dr. Edson Liberal e se informe sobre as vantagens da inscrição antecipada, acessando a agenda de Congressos do novo portal www.sbp.com.br ou o http://www.cbpediatria.com.br/ e participe!